AUSTIN Texas (Reuters) - O líder da tabela de classificação da Fórmula 1 Lewis Hamilton completou as três voltas mais rápidas do treino deste sábado para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, ficando 0.883s à frente do companheiro de Mercedes e rival na briga pelo título Nico Rosberg, que por sua vez sofreu com problemas no freio no início do dia.
A dupla da Mercedes mais uma vez faz dobradinha na classificação, com Hamilton sendo também o mais rápido nos dois testes da sexta-feira. O brasileiro Felipe Massa foi o terceiro mais rápido deste sábado com a Williams, sob o céu claro e firme do Texas.
O dia só não foi perfeito para a Mercedes porque Hamilton chegou a rodar e Rosberg ficou por muito tempo na garagem devido a um disco de freio queimado. Na sequência, ele ainda cometeu alguns erros que lhe custaram algum tempo longe da melhor classificação.
Ainda assim, a escuderia, que já é campeã do Mundial de Construtores, foi soberana em Austin, com Hamilton correndo 1m107s mais rápido que Massa.
O quarto colocado no grid será Valtteri Bottas, da Williams. Serão, portanto, quatro carros com motor Mercedes nas primeiras quatro posições. Fernando Alonso, da Ferrari, foi o quinto mais rápido.
Na tabela, Hamilton tem 17 pontos a mais que Rosberg, faltando três corridas para acabar a temporada --uma delas, Abu Dhabi, terá pontuação dupla.
O tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, vai largar dos boxes no domingo depois de utilizar o sexto motor diferente na temporada. São permitidos apenas cinco. O alemão marcou o tempo mais lento de todo o circuito, uma vez que ele estava mais focado em conhecer a organização e o traçado da pista do que em se classificar.