O Atlético Mineiro disse adeus ao sonho do título mundial ao perder por 3 a 1 nas semifinais para o Raja Casablanca, nesta quarta-feira em Marrakech, deixando ao time da casa a honra de enfrentar o Bayern de Munique na decisão.
Iajour abriu o placar aos 5 do segundo tempo em contra-ataque letal. Ronaldinho Gaúcho empatou aos 17 com um golaço de falta, mas Moutaouali fez 2 a 1 para os marroquinos com um pênalti polêmico aos 34 e Vianney Mabidé, que entrou no decorrer da partida, fechou o caixão do Galo nos acréscimos.
Esta é a segunda vez na história da competição que o Mundial de Clubes não terá um time sul-americano na decisão. A primeira foi em 2010, quando o Internacional também deu vexame ao perder nas semifinais para outra equipe africana, o Tout Puissant Mazembe, da República Democrática do Congo.
Muito supersticioso, o técnico Cuca usava a camisa preta com estampa de Nossa Senhora com a qual superou a fama de 'azarado' na reta final da Libertadores.
Infelizmente para a nação atleticana, ele não teve a mesma sorte no Marrocos, enquanto os jogadores do Raja se ajoelharam no gramado para agradecer a Alá pela vitória inesperada.
"O adversário jogou melhor hoje do que nas outras partidas (o Raja venceu o Auckland City e o Monterrey pelo mesmo placar de 2 a 1 para se classificar para as semifinais). Ganharam confiança e foram muito velozes. Se movimentaram de forma extraordinária apesar dos nossos esforços e do apoio da nossa torcida", lamentou o treinador.
"Há coisas que não podemos controlar. Não fizemos gols e não jogamos bem", resumiu Cuca.
Jogando de branco, os atleticanos encararam o início do jogo com cautela, estudando o adversário. Diego Tardelli e Fernandinho tentavam fazer a diferença em jogadas individuais, mas a defesa do Raja estava bem postada.
Mostrando certo nervosismo, o Galo só criou sua primeira chance de gol aos 21 minutos de jogo. Fernandinho abriu na esquerda para Lucas Cândido que cruzou na direção de Jô. Desequilibrado, o atacante da seleção brasileira tentou finalizar de carrinho, mas a bola saiu caprichosamente para fora.
Depois de um início morno, o jogo começou a esquentar nos últimos quinze minutos da primeira etapa, mas ambas as equipes pecaram nas finalizações.
Aos 35 minutos, foi a vez do Raja perder uma chance clara. Karrouchy fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Moutaouali, que chutou de primeira para a grande defesa de Victor.
O Galo levou outro susto três minutos depois, em mais uma jogada de Moutaouali, que recebeu na direita e chutou cruzado tirando tinta da trave atleticana.
O final do primeiro tempo foi todo do time da casa, que perdeu mais uma chance incrível com Iajour, que arrancou pela esquerda e ficou cara a cara com Victor, mas não caprichou na pontaria.
Embalado, o Raja voltou com tudo depois do intervalo e abriu o placar logo aos cinco da etapa final. O time mineiro perdeu a bola no meio e foi vítima de um contra-ataque letal, que terminou com um chute colocado de Iajour que entrou de mansinho para as redes, passando à direita de Victor, levando a torcida local ao delírio.
O pesadelo quase se repetiu dois minutos depois, quando Chtibi tocou para o gol vazio em outro contra-golpe, mas o bandeirinha marcou impedimento.
Quando o Galo parecia estar no fundo do poço, o talento de Ronaldinho apareceu, devolvendo a esperança aos atleticanos. Aos 17, Fernandinho sofreu uma falta perto da área e R10 cobrou com extrema categoria, empatando a partida com um lindo chute que passou por cima da barreira e bateu na trave esquerda do goleiro Asrki antes de entrar no gol.
Aos 21, Fernandinho fez boa jogada pelo meio e teve o gol da virada na ponta da chuteira, mas finalizou fraco, em cima de Askri.
Mesmo dominado, o Raja não desistiu de buscar a vitória e criou uma boa oportunidade aos 34, novamente com Iajour, que ficou livre na entrada da área e bateu à direita da meta de Victor.
O mesmo Iajour acabou sendo decisivo três minutos depois, quando invadiu a área, passou por Rever e se atirou no gramado. O juiz marcou pênalti, para o desespero do zagueiro atleticano, que ainda levou um cartão amarelo por reclamação.
Cabia a São Victor, que salvou o Galo inúmeras vezes na Libertadores, evitar o desastre, mas não houve milagre. Moutaouali cobrou com frieza, deixando a torcida em êxtase.
Nos acréscimos, Mabidé anotou o terceiro em mais uma linda jogada de contra-ataque, acabando de vez com o sonho atleticano de conquistar o inédito título mundial.
A final entre Raja e Bayern será disputado neste sábado em Marrakech, enquanto o Galo se contentará com a disputa para o terceiro lugar, contra o Guangzhou Evergrande, time chinês de Conca e Elkeson, que perdeu por 3 a 0 para os bávaros na outra semifinal.
Apesar do enorme favoritismo do campeão europeu, o técnico do time marroquino, o tunisiano Faouzi Benzarti, espera surpreender novamente.
"Temos condições de sair com a vitória. O Bayern é um gigante do futebol mundial, mas vamos fazer o nosso possível para superar este último obstáculo. Podemos sonhar, estamos em casa, diante da nossa torcida", comentou.
psr/lg