Zebras inesquecíveis: relembre as melhores campanhas de times do interior paulista
Além do Mirassol, São Caetano, Santo André, Guarani e Paulista já fizeram história no futebol brasileiro
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após vencer o Vasco por 2 a 0, em duelo pela 37ª rodada do Brasileirão nesta terça-feira (2), o Mirassol garantiu a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A equipe de Rafael Guanaes surpreendeu em sua primeira participação na Série A do Campeonato Brasileiro, principalmente para aqueles que apostavam que o time ficaria na zona de rebaixamento.
A campanha histórica trouxe à tona outras performances de clubes do interior paulista que foram de subestimados a campeões, como São Caetano, Santo André, Guarani e Paulista.
LEIA MAIS
Relembre times do interior que fizeram campanhas históricas:
Paulista
O clube, que se prepara para disputar a terceira divisão do Campeonato Paulista em 2026, já foi destaque nacional. Em 2005, a equipe de Jundiaí escreveu um dos capítulos mais marcantes de sua história ao conquistar a Copa do Brasil. O time, na época comandado por Vagner Mancini, lutou e conseguiu derrotar o Fluminense na final.
São Caetano
O início dos anos 2000 foi o momento de ouro da equipe do ABC Paulista. O time alcançou feitos que a colocaram entre as principais surpresas do futebol brasileiro. Em 2000 e 2001 brigou pelo título do Brasileirão, mas perdeu para o Vasco e para o Athletico-PR, respectivamente.
A boa fase ainda rendeu presença na final da Libertadores de 2002, quando foi derrotado nos pênaltis pelo Olimpia, do Paraguai. Poucos anos depois, em 2004, conquistou o Campeonato Paulista.
Santo André
Os vizinhos do São Caetano também atingiram seu auge em 2004, quando venceram a Copa do Brasil em noite histórica no Maracanã. O Santo André surpreendeu ao marcar 2 a 0 no Flamengo e levou R$ 1,5 milhão, valor bem abaixo do prêmio de hoje em dia.
Graças ao feito memorável, o time pôde disputar a Copa Libertadores da América de 2005, onde criou expectativas ao golear o Deportivo Táchira por 6 a 0, mas acabou eliminado na fase de grupos.
Guarani
Em 1978, o Bugre venceu o Campeonato Brasileiro, tornando-se o único time do interior a conquistar a Série A até hoje. Para ganhar o título, o clube derrotou o Palmeiras por 1 a 0 em duas partidas. Antes disso, também venceu o Vasco por 2 a 0 em São Paulo e, depois, por 2 a 1 no Rio de Janeiro.
