Vojvoda no Santos: veja como técnico argentino pode salvar o Peixe do rebaixamento
Alvinegro Praiano acertou com o treinador ex-Fortaleza após saída de Cléber Xavier e negociações frustradas com Sampaoli
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Juan Pablo Vojvoda é o mais novo técnico do Santos. O argentino chega para o lugar de Cléber Xavier, demitido após a goleada sofrida contra o Vasco, e desembarca na Vila Belmiro com a missão de impedir um novo rebaixamento santista. O Peixe é 15º colocado no Brasileirão, com 21 pontos, e está a apenas dois pontos do Z4.
Vojvoda estava desempregado após ser demitido do Fortaleza, equipe que comandou nas últimas quatro temporadas. O rompimento entre técnico e clube se deu após uma campanha muito abaixo do Leão do Pici na temporada. Na época, seu desligamento ocorreu após derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e eliminação na Copa do Nordeste. Atualmente, o time cearense é vice-lanterna, com apenas 15 pontos conquistados, e não disputa mais nenhuma competição a não ser o Brasileirão.
Leia mais
- Santos garante: Robinho Júnior foi o pivô para o clube não aceitar Sampaoli. Técnico retruca. Diz que Santos não tem dinheiro, por isso recusou voltar. Tite nem aceitou conversar. Vojvoda, plano C, foi o escolhido. Aprovado por Neymar
- Santos repete roteiro da queda de 2023 com demissões de técnico e goleadas sofridas
- Cléber Xavier é o 14º treinador demitido no Brasileirão 2025; relembre todas as demissões
O Santos, por sua vez, embora venha de uma derrota acachapante, está em situação um pouco melhor. E Vojvoda já mostrou em anos anteriores que pode superar situações adversas. O treinador não deve comandar o time contra o Bahia, no próximo domingo (24), às 16h (de Brasília), mas assume com expectativas de salvar o Peixe do rebaixamento.
Da lanterna ao G8
A grande inspiração para Vojvoda em 2025 é a campanha de 2022 com o Fortaleza. Naquele ano, o Leão do Pici terminou o primeiro turno na lanterna do Brasileirão. No entanto, após eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, o time voltou todas as atenções ao campeonato nacional e conseguiu uma recuperação histórica. Foram 40 pontos conquistados de 57 possíveis no segundo turno, um aproveitamento impressionante de 70,2%, além de uma pontuação recorde para um clube nordestino em único turno.
Faz muito com pouco
Outra marca do trabalho de Vojvoda no Fortaleza é a capacidade de competir mesmo com um elenco mais “modesto” em comparação com outros adversários. Nas cinco temporadas que esteve à frente do Leão do Pici, o argentino fez a equipe cearense ser uma das mais indigestas do futebol brasileiro, capaz de enfrentar qualquer rival.
Vojvoda levou o Fortaleza a disputar a Libertadores pela primeira vez, além de conduzir a equipe a uma final de torneio continental, feito inédito para um time nordestino. O argentino também foi bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024) e tricampeão do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023).
Além disso, Vojvoda levou a equipe ao terceiro lugar da Copa do Brasil, três disputas da Copa Libertadores, campanhas de G-4 no Brasileirão e um vice da Copa Sul-Americana. Ao todo, ele disputou 310 partidas pelo Fortaleza e teve 55% de aproveitamento, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas.
Perguntas e respostas
Quem é o novo técnico do Santos?
O novo técnico do Santos é Juan Pablo Vojvoda, que chega para substituir Cléber Xavier, demitido após uma derrota contra o Vasco.
Qual é a missão de Vojvoda no Santos?
A missão de Vojvoda é impedir que o Santos seja rebaixado. Atualmente, o time ocupa a 15ª posição no Campeonato Brasileiro, com 21 pontos, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Qual foi a situação anterior de Vojvoda antes de assumir o Santos?
Antes de assumir o Santos, Vojvoda estava desempregado após ser demitido do Fortaleza, onde trabalhou por quatro temporadas. Sua saída ocorreu após uma campanha abaixo das expectativas, com derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e eliminação na Copa do Nordeste.
Como está a situação do Fortaleza atualmente?
Atualmente, o Fortaleza é o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 15 pontos e não participa de outras competições além do Brasileirão.
Quando Vojvoda deve assumir o comando do Santos?
Vojvoda não deve comandar o Santos na próxima partida contra o Bahia, marcada para o dia 24 de setembro, mas assume o time com a expectativa de evitar o rebaixamento.
Qual foi a inspiração de Vojvoda para sua nova jornada no Santos?
A inspiração de Vojvoda vem da campanha de 2022 com o Fortaleza, onde o time, após um primeiro turno difícil, conseguiu uma recuperação histórica no segundo turno, conquistando 40 pontos de 57 possíveis.
Quais foram os principais feitos de Vojvoda no Fortaleza?
Vojvoda levou o Fortaleza a disputar a Libertadores pela primeira vez, conquistou a Copa do Nordeste em duas ocasiões (2022 e 2024) e foi tricampeão do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023). Ele também alcançou o terceiro lugar na Copa do Brasil e teve um aproveitamento de 55% em 310 partidas, com 145 vitórias.