Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Você conhece a regra do cartão verde? Ela existe

Segunda divisão do futebol italiano adotou a novidade para premiar o jogo limpo

Futebol|Do R7


Exemplo italiano pode ganhar o mundo
Exemplo italiano pode ganhar o mundo

Foi-se o tempo em que o cartão erguido pelo árbitro significava punição para um jogador. Na segunda divisão da Itália não é bem assim. O amarelo e o vermelho ainda estão lá, como em todos os campos, coibindo as jogadas perigosas e as atitudes antidesportivas. Mas há uma novidade, o cartão verde.

O novo instrumento da arbitragem não serve para punir um jogador. Pelo contrário. Ele só é mostrado pelo juizão quando um atleta faz o jogo bonito, limpo e contribui para os valores do esporte.

E o primeiro jogador a ser premiado e receber o cartão verde foi Cristian Galano, do Vicenza. Na partida em que sua equipe enfrentava o Virtus Entella, pela sétima rodada da Série B, o atacante deu o exemplo. Em uma jogada pela ponta esquerda, Galano arriscou um chute cruzado e a bola saiu pela linha de fundo. O árbitro pensou que um defensor do Entella havia desviado e, por isso, marcou escanteio. Mas, em meio as reclamações dos zagueiros adversários, Galano assumiu que o chute tinha ido diretamente para fora e ajudou o juizão. Como resultado recebeu o primeiro cartão verde da história do futebol.

“O cartão verde é apenas um prêmio simbólico. Pode ser algo muito simples. A coisa importante nele é reconhecer quando um profissional tem uma conduta exemplar dentro de campo”, disse Andrea Abodi, presidente da segunda principal liga italiana, a Goal. “Nós acreditamos que o futebol precisa de mensagens positivas. Muitas vezes este esporte é envolvido em controvérsias que afastam as pessoas dos estádios”, concluiu o dirigente.

Programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.