Vasco prepara série de mudanças para conseguir reabertura de São Januário ao público
Na última quarta-feira (30), Justiça manteve a decisão dos jogos no estádio acontecerem com os portões fechados
Futebol|Do Live Futebol BR
Depois do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) manter a proibição de público nos jogos realizados no Estádio São Januário, o Vasco da Gama deu início a uma série de mudanças para derrubar a decisão.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Um reunião foi realizada nesta quinta-feira (31), com autoridades e representantes das comunidades que ficam no entorno de São Januário, para discutir medidas que serão tomadas para que o estádio volte a receber torcedores.
A principal delas é a instalação de sistemas de biometria e reconhecimento facil nas catracas de São Januário. Essa, inclusive, foi uma das exigências feitas pelo Ministério Público, procurado pelo Vasco para acertar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Em um manifesto publicado em suas redes sociais, o Vasco da Gama considera injusta a interdição de São Januário e fala em preconceito por causa da localização do estádio.
"Essa proibição, embasada em alegações eivadas de preconceitos, que apontam para a localização em área popular, a violência e as dificuldades de acesso como justificativas, é seletiva e discriminatória. Ignora-se, nesse contexto, que outros estádios de clubes da Série A permanecem abertos, mesmo tendo enfrentado recentes e mais gravosos problemas de segurança, inclusive no Rio de Janeiro", diz parte do manifesto.
O que aconteceu
A última vez que São Januário recebeu público foi no dia 22 de junho, quando torcedores do Vasco, insatisfeitos com a derrota para o Goiás, atiraram objetos no gramado durante a confusão, que continuou do lado de fora do estádio.
Foi então que o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a interdição de São Januário. O Vasco recorreu da decisão e conseguiu que o estádio fosse liberado, mas com os portões fechados.
Há dez dias, o Gigante da Colina reencontrou seus torcedores na vitória sobre o Atlético-MG, por 1 a 0. A partida, porém, foi realizada no Maracanã, depois de muita polêmica com Flamengo e Fluminense, que dividem a concessão do estádio.
O Vasco só volta a atuar como mandante no dia 16 de setembro, quando recebe o América-MG, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Semana difícil! Nove jogadores sofreram lesões sérias nos últimos dias