Vasco e Fortaleza 'escondem' atletas negros de escalação em campanha contra o racismo
'Foi fácil perceber a ausência dos negros na escalação. E em outras áreas, você também nota?', publicaram ambos os clubes nas redes
Futebol|Do R7

Vasco e Fortaleza fizeram neste sábado (27) uma ação diferente antes do confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, ambos os clubes postaram as escalações para o duelo, mas sem a presença de atletas negros nas relações. A publicação chamou atenção dos internautas. Logo na sequência, o Cruz-Maltino e o Leão do Pici explicaram do que se tratava.
"Foi fácil perceber a ausência dos negros na escalação. E em outras áreas, você também nota?", questionaram os clubes. Além disso, as duas equipes também publicaram o mesmo texto chamando atenção para a falta de pessoas pretas "no mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política".
"Em um país de maioria negra, não é comum vermos pessoas pretas nessas áreas, e isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria. É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por RESPEITO, IGUALDADE e INCLUSÃO. Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda a sociedade", escreveram Vasco e Fortaleza nas redes sociais.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ambos os clubes também fizeram questão de ressaltar que os atletas "escondidos" na escalação foram consultados para a ação.
Veja as publicações de Vasco e Fortaleza

"Com o racismo não tem jogo"
Além da ação de Vasco e Fortaleza nas redes sociais, todos os 20 clubes da Série A vão participar de uma campanha contra o racismo, promovida pela CBF. A iniciativa terá a participação dos árbitros e dos atletas dos clubes que disputam a competição. A frase "Com o racismo não tem jogo" será estampada nos estádios.
A mensagem também estará nas camisetas dos jogadores, nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas dos jogos e nas placas de publicidade ao redor do campo. Uma das ações será uma manifestação dos atletas, que vão se sentar no gramado por 30 segundos em apoio à campanha, assim que o árbitro autorizar o início da partida.
Um vídeo com a participação de artistas e atletas se posicionando contra o racismo — as imagens serão exibidas também nos telões dos estádios — será exibido nas redes sociais da CBF.
"Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com o racismo não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Veja as homenagens que Vini Jr. recebeu do Real Madrid no primeiro jogo após o caso de racismo
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid entrou em campo pela primeira vez desde os episódios de racismo contra Vini Jr. ocorridos no último domingo (21), diante do Valencia. Depois de apoiar o atacante brasileiro, o maior campeão da Europa fez questão de h...
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid entrou em campo pela primeira vez desde os episódios de racismo contra Vini Jr. ocorridos no último domingo (21), diante do Valencia. Depois de apoiar o atacante brasileiro, o maior campeão da Europa fez questão de homenageá-lo de várias formas durante a partida desta quarta-feira (24), diante do Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol. Veja as homenagens que o Real Madrid preparou para Vinícius Jr. no jogo desta quarta: