Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Vasco e Fortaleza 'escondem' atletas negros de escalação em campanha contra o racismo

'Foi fácil perceber a ausência dos negros na escalação. E em outras áreas, você também nota?', publicaram ambos os clubes nas redes

Futebol|Do R7

Vasco e Fortaleza participaram de campanha contra o racismo
Vasco e Fortaleza participaram de campanha contra o racismo

Vasco e Fortaleza fizeram neste sábado (27) uma ação diferente antes do confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, ambos os clubes postaram as escalações para o duelo, mas sem a presença de atletas negros nas relações. A publicação chamou atenção dos internautas. Logo na sequência, o Cruz-Maltino e o Leão do Pici explicaram do que se tratava.

"Foi fácil perceber a ausência dos negros na escalação. E em outras áreas, você também nota?", questionaram os clubes. Além disso, as duas equipes também publicaram o mesmo texto chamando atenção para a falta de pessoas pretas "no mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política". 

"Em um país de maioria negra, não é comum vermos pessoas pretas nessas áreas, e isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria. É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por RESPEITO, IGUALDADE e INCLUSÃO. Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda a sociedade", escreveram Vasco e Fortaleza nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Ambos os clubes também fizeram questão de ressaltar que os atletas "escondidos" na escalação foram consultados para a ação.


Veja as publicações de Vasco e Fortaleza

Escalações de Vasco e Fortaleza sem a presença de atletas negros
Escalações de Vasco e Fortaleza sem a presença de atletas negros

"Com o racismo não tem jogo"

Além da ação de Vasco e Fortaleza nas redes sociais, todos os 20 clubes da Série A vão participar de uma campanha contra o racismo, promovida pela CBF. A iniciativa terá a participação dos árbitros e dos atletas dos clubes que disputam a competição. A frase "Com o racismo não tem jogo" será estampada nos estádios.


A mensagem também estará nas camisetas dos jogadores, nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas dos jogos e nas placas de publicidade ao redor do campo. Uma das ações será uma manifestação dos atletas, que vão se sentar no gramado por 30 segundos em apoio à campanha, assim que o árbitro autorizar o início da partida.

Um vídeo com a participação de artistas e atletas se posicionando contra o racismo — as imagens serão exibidas também nos telões dos estádios — será exibido nas redes sociais da CBF.

"Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com o racismo não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Veja as homenagens que Vini Jr. recebeu do Real Madrid no primeiro jogo após o caso de racismo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.