Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

VAR no telão e novas linhas de impedimento: as novas orientações para a arbitragem em 2023

Novas diretrizes para os árbitros de campo e de vídeo já serão aplicadas neste fim de semana, na primeira rodada do Brasileirão

Futebol|Do R7

CBF anunciou novas diretrizes para arbitragem em 2023; entenda as mudanças
CBF anunciou novas diretrizes para arbitragem em 2023; entenda as mudanças CBF anunciou novas diretrizes para arbitragem em 2023; entenda as mudanças

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças significativas para a arbitragem em 2023. A Comissão de Arbitragem implementou novas diretrizes para os árbitros de campo e de vídeo (VAR), que serão aplicadas em todas as competições organizadas pela entidade. 

As mudanças acontecem depois da viagem a Madri, na Espanha, de Wilson Seneme e Emerson Carvalho, presidente e vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, respectivamente. Os dois participaram do curso Master Instrutores Fifa 2023, que reuniu representantes do mundo inteiro. 

Entenda cada uma das novidades que serão implementadas pela arbitragem a partir do Brasileirão deste ano, que tem início neste fim de semana.

VAR no telão

Buscando maior transparência com o público, as revisões do VAR serão agora mostradas nos telões dos estádios. Vale ressaltar, porém, que isso está sujeito às condições técnicas dos locais para que o procedimento seja respeitado, segundo Wilson Seneme. 

Publicidade

"Todos os estádios que tiverem as condições técnicas de receber as revisões do VAR no telão, nós vamos liberar para que os torcedores possam acompanhar presencialmente", declarou o presidente da comissão de arbitragem.

Linhas virtuais

Repetindo o que já é adotado na Inglaterra, as linhas de impedimento vão agora favorecer o atacante. Nas análises de possíveis posições irregulares, sempre que as linhas azul (ataque) e vermelha (defesa) ficarem sobrepostas, o lance será considerado legal. 

Publicidade

"Acompanhando uma tendência do mundo e uma solicitação dos próprios clubes brasileiros, toda vez que as linhas se sobrepuserem, a linha ficará de cor azul, beneficiando o ataque. É o que o mundo tem praticado para aproximar de uma justiça esportiva maior", explicou Seneme.

Acréscimos

Também conforme o que é aplicado no restante do mundo, os árbitros brasileiros foram orientados a dar um maior tempo de acréscimo, para compensar os minutos perdidos ao longo da partida. Dessa forma, os jogos terão acréscimos maiores, como os praticados na Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Publicidade

Área Técnica e Reclamações

A CBF também adotou uma nova política de baixa tolerância para reclamações e pressões desnecessárias por parte de integrantes das comissões técnicas e jogadores nos bancos de reservas. Os árbitros foram instruídos a aplicar cartão amarelo ou até vermelho caso se sintam excessivamente pressionados durante a partida. 

Área de aquecimento

A partir de agora, será permitido que apenas seis jogadores façam o aquecimento antes de entrarem em campo. Antes, todos os atletas presentes no banco de reservas podiam realizar o aquecimento ao mesmo tempo. O rodízio ficará sob a responsabilidade de cada comissão técnica. 

Com demissão de VP, Flamengo chega aos R$ 37 milhões em multas de técnicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.