VAR marca pênalti e anula gol do Corinthians na Copa do Brasil
Árbitro Wagner do Nascimento consulta recurso, muda marcação e assinala pênalti de Thiago Neves em Ralf no 2º tempo. Jadson empatou o jogo
Futebol|André Avelar e Cesar Sacheto, do R7
Na primeira Copa do Brasil com a utilização da tecnologia de vídeo, o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês) entrou em ação na definição de pelo menos dois lances capitais do duelo entre Corinthians e Cruzeiro, nesta quarta-feira (17), em Itaquera, alterando uma decisão da arbitragem.
O primeiro lance ocorreu quando o recurso serviu para assinalar um pênalti a favor do time corintiano. O segundo acarretou na invalidação do gol do meia Pedrinho, que seria o segundo da equipe paulista na partida.
Leia também
É campeão! Veja todos os técnicos que venceram a Copa do Brasil
Baixe o pôster do time do Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil 2018
O Corinthians foi valente. Mas o Cruzeiro calou o Itaquerão
Num jogo com duas decisões pelo VAR, o Cruzeiro arrebata o seu bi
Veja os cinco motivos da conquista do Cruzeiro na Copa do Brasil
O auxílio da tecnologia na beira do campo pode ser usado em quatro oportunidades: confirmação de gol, marcação de pênalti, faltas passíveis de expulsão e identificação de jogador. Pelo protocolo, o árbitro de campo pode pedir a ajuda do VAR ou mesmo a equipe de vídeo pode sugerir sua utilização.
Pênalti
Após pedir o auxílio do recurso, o árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães decidiu apontar pênalti para o Corinthians no início do segundo tempo, quando o time mineiro vencia por 1 a 0.
Aos 7 minutos da segunda etapa, Thiago Neves cometeu falta sobre o volante Ralf do lado direito da grande área cruzeirense. O árbitro não havia entendido o lance como faltoso.
No entanto, após ver as imagens do lance em um monitor na beirada do campo, Wagner do Nascimento Magalhães mudou de ideia e apontou a penalidade. A jogada provocou muitas reclamações de ambos os lados.
ATUAÇÕES: Arrascaeta 'cruza o mundo' para dar título ao Cruzeiro
Aos 11 minutos, o meia Jadson partiu para a cobrança e empatou a partida, incendiando a Arena Corinthians, lotada com cerca de 40 m il pessoas.
Gol de Pedrinho anulado
Porém, aos 24 minutos, uma nova consulta do árbitro ao VAR foi prejudicial para o time alvinegro. A equipe paulista virou o jogo em um lindo chute do meia Pedrinho, de fora da área. A torcida enlouqueceu na Arena Corinthians.
ATUAÇÕES: Léo Santos entrega, e Jadson é o melhor do Corinthians
Wagner do Nascimento Magalhães correu novamente para a lateral e pediu para rever a jogada. Então, o árbitro impugnou o lance por entender que houve falta de ataque do Corinthians sobre a zaga cruzeirense.
A decisão da arbitragem revoltou a torcida nas arquibancadas. Mas os torcedores seguiram empurrando o time em busca da virada e do terceiro título da competição de sua história.
Corinthians e Cruzeiro: veja as imagens da final da Copa do Brasil