Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

VAR marca pênalti e anula gol do Corinthians na Copa do Brasil

Árbitro Wagner do Nascimento consulta recurso, muda marcação e assinala pênalti de Thiago Neves em Ralf no 2º tempo. Jadson empatou o jogo

Futebol|André Avelar e Cesar Sacheto, do R7

Árbitro do Corinthians x Cruzeiro consulta VAR na final da Copa do Brasil
Árbitro do Corinthians x Cruzeiro consulta VAR na final da Copa do Brasil Árbitro do Corinthians x Cruzeiro consulta VAR na final da Copa do Brasil

Na primeira Copa do Brasil com a utilização da tecnologia de vídeo, o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês) entrou em ação na definição de pelo menos dois lances capitais do duelo entre Corinthians e Cruzeiro, nesta quarta-feira (17), em Itaquera, alterando uma decisão da arbitragem.

O primeiro lance ocorreu quando o recurso serviu para assinalar um pênalti a favor do time corintiano. O segundo acarretou na invalidação do gol do meia Pedrinho, que seria o segundo da equipe paulista na partida.

Leia também

O auxílio da tecnologia na beira do campo pode ser usado em quatro oportunidades: confirmação de gol, marcação de pênalti, faltas passíveis de expulsão e identificação de jogador. Pelo protocolo, o árbitro de campo pode pedir a ajuda do VAR ou mesmo a equipe de vídeo pode sugerir sua utilização.

Pênalti

Publicidade

Após pedir o auxílio do recurso, o árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães decidiu apontar pênalti para o Corinthians no início do segundo tempo, quando o time mineiro vencia por 1 a 0.

Aos 7 minutos da segunda etapa, Thiago Neves cometeu falta sobre o volante Ralf do lado direito da grande área cruzeirense. O árbitro não havia entendido o lance como faltoso.

Publicidade

No entanto, após ver as imagens do lance em um monitor na beirada do campo, Wagner do Nascimento Magalhães mudou de ideia e apontou a penalidade. A jogada provocou muitas reclamações de ambos os lados.

ATUAÇÕES: Arrascaeta 'cruza o mundo' para dar título ao Cruzeiro

Publicidade

Aos 11 minutos, o meia Jadson partiu para a cobrança e empatou a partida, incendiando a Arena Corinthians, lotada com cerca de 40 m il pessoas.

Gol de Pedrinho anulado

Pedrinho fez lindo gol de fora da área, mas tento foi anulado após consulta ao VAR
Pedrinho fez lindo gol de fora da área, mas tento foi anulado após consulta ao VAR Pedrinho fez lindo gol de fora da área, mas tento foi anulado após consulta ao VAR

Porém, aos 24 minutos, uma nova consulta do árbitro ao VAR foi prejudicial para o time alvinegro. A equipe paulista virou o jogo em um lindo chute do meia Pedrinho, de fora da área. A torcida enlouqueceu na Arena Corinthians. 

ATUAÇÕES: Léo Santos entrega, e Jadson é o melhor do Corinthians

Wagner do Nascimento Magalhães correu novamente para a lateral e pediu para rever a jogada. Então, o árbitro impugnou o lance por entender que houve falta de ataque do Corinthians sobre a zaga cruzeirense.

A decisão da arbitragem revoltou a torcida nas arquibancadas. Mas os torcedores seguiram empurrando o time em busca da virada e do terceiro título da competição de sua história.

Corinthians e Cruzeiro: veja as imagens da final da Copa do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.