Futebol Uefa confirma Rússia fora da Eurocopa, mas permite participação de Belarus

Uefa confirma Rússia fora da Eurocopa, mas permite participação de Belarus

Exclusão dá continuidade à série de punições esportivas aplicadas ao país por conta da guerra na Ucrânia, que dura desde fevereiro

Agência Estado - Esportes

O Comitê Executivo da Uefa se reuniu nesta terça-feira (20) e confirmou que a seleção russa não participará do sorteio para a fase qualificatória da Eurocopa de 2024, mas permitiu a participação de Belarus, decisão que vai contra o posicionamento da Alemanha, anfitriã do torneio. Em pronunciamento recente, Nancy Faeser, ministra do Interior alemã, pediu que os dois países fossem banidos da competição.

A exclusão da Rússia dá continuidade à série de sanções direcionadas ao país desde o início da invasão da Ucrânia promovida pelo presidente Vladimir Putin. A Uefa decidiu, em fevereiro, suspender os clubes e a seleção russa de suas competições. Com isso, a Rússia foi proibida de disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo e a Liga das Nações da Uefa, e os times ficaram de fora dos campeonatos europeus.

Belarus também vinha sofrendo com punições nos mais diversos esportes, já que é um aliado militar importante dos russos, muito em razão de sua localização, e por isso a Alemanha defendia o veto. Liberado para jogar a Euro, o país não poderá ficar no mesmo grupo que a Ucrânia, conforme decidido pelo Comitê.

A Federação Russa de Futebol informou que estuda formas de tomar "novas medidas no âmbito de proteção jurídica". A confirmação da ausência dos russos foi celebrada nas redes sociais por Andriy Pavelko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol.

"Os russos simplesmente não têm nada para que se prepararem. Como solicitado, a federação russa não estará em Frankfurt, na Alemanha, no dia 9 de outubro. E, ao menos até 2024, eles não poderão participar de uma competição internacional de futebol. A Euro 2024 será realizada sem um país agressor", escreveu o dirigente.

O sorteio marcado para 9 de outubro distribuíra 53 seleções em dez grupos da fase qualificatória da Eurocopa 2024. A Alemanha, por ser o país-sede do torneio, já tem vaga garantida na fase final, portanto não participará da qualificação.

Técnico da Ucrânia promete 'pegar em armas' contra Rússia e é punido pela Uefa

Últimas