Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fifa confirma exclusão da Rússia da Copa do Mundo do Catar

Adotada em conjunto com a Uefa, a medida é válida para as seleções femininas e masculinas e para todos os clubes do país

Copa do Mundo|Do R7

A Fifa confirmou nesta segunda-feira (28) a exclusão da Rússia da Copa do Mundo de 2022 e de todas as demais competições oficiais, depois da recomendação feita pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) às federações e aos organizadores de competições para que não contem com a participação de atletas ou dirigentes do país e de Belarus.

A medida se aplica não só às seleções masculinas e femininas da Rússia, mas também a todos os clubes de futebol do país. Além disso, a punição foi decidida em conjunto com a Uefa, logo, equipes como o Spartak Moscou, por exemplo, que disputa a Liga Europa, também estão suspensas de todos os torneios oficiais organizados tanto pela entidade europeia como pela Fifa.

Gianni Infantino, presidente da Fifa
Gianni Infantino, presidente da Fifa Gianni Infantino, presidente da Fifa

Mais cedo, o COI emitiu a recomendação às federações e aos organizadores de eventos, alegando que o objetivo é "proteger a integridade das competições esportivas mundiais e a segurança de todos os participantes".

Neste domingo (27), devido à invasão da Ucrânia, a Fifa já havia divulgado uma série de medidas contra a Rússia – entre elas, que não se disputasse nenhuma partida ou torneio no território nacional e que fossem vetados a bandeira e o hino do país. Com isso, a seleção só poderia jogar com o nome da federação, União de Futebol da Rússia, atuando como mandante em campo neutro e com portões fechados.

De Neymar a Guardiola: veja os gandulinhas que viraram estrelas do futebol mundial

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.