Vlahovic atualmente joga na Juventus, da Itália
Divulgação JuventusEm meio a especulações de que o PSG planeja a contratação do atacante Vlahovic, da Juventus, torcedores ultras do clube francês estenderam faixas com ameaças ao jogador.
“Vlahovic em Paris: nós te cortaremos três dedos”, diz a mensagem escrita na faixa, hasteada por sete torcedores em frente ao estádio Parque dos Príncipes, casa do PSG.
A revolta de parte da torcida do clube francês tem a ver com posições políticas expressadas pelo jogador sérvio.
Em 2021, após o país do Leste Europeu se classificar para a Copa do Mundo, ele vestiu uma camiseta com o mapa da Sérvia que incluía o território do Kosovo — país que conseguiu independência dos sérvios em 2008, após longos anos de conflitos étnicos.
A ameaça de cortar os três dedos de Vlahovic tem relação com um gesto feito pelo jogador, na mesma imagem. Com o polegar, o dedo anelar e o dedo médio levantados, o atacante fez o gesto da saudação sérvia.
No entanto, o mesmo gesto também é usado por grupos neonazistas e é chamado de “saudação Kühnen” — é usado para disfarçar o símbolo nazista.
Pelo contexto da imagem, a intenção de Vlahovic era exaltar o seu país natal, embora gere repercussão negativa entre outros países bálcãs e em setores mais progressistas no restante do continente.
Em outra faixa, os ultras parisienses também demonstraram apoio a Kosovo. “De Paris a Pristina [capital de Kosovo]: cosmopolitas e orgulhosos”, escreveram.
Segundo o jornal Gazzeta Dello Sport, a contratação de Vlahovic deve custar cerca de 80 milhões de euros (cerca de R$ 430 milhões, na conversão de valores) aos cofres do PSG.
O clube francês negocia com a Juventus uma troca de jogadores para abater parte do valor.
O time de Neymar, Mbappé e cia. busca contratações para o setor ofensivo. No radar, nomes como Victor Osimhen (Napoli) e Kolo Muani (Frankfurt).
Agora vai? Veja motivos para acreditar que o PSG pode ter sucesso na próxima temporada