Torcedor é condenado a um ano de prisão por racismo contra Vinicius Junior
Além da injúria contra o brasileiro, o homem cometeu o mesmo crime contra um jogador do Villarreal
Futebol|Do R7
Um torcedor foi condenado nesta quinta-feira (26), pelo Juizado de Instrução n.º 3 de Palma de Mallorca, a um ano de prisão por racismo contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid.
O caso aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2023, no jogo entre Mallorca e Real Madrid, no Estádio Son Moix, localizado nas Ilhas Baleares, na costa leste do país.
Em nota, o clube espanhol informou que além do crime contra o jogador brasileiro, o mesmo homem foi condenado também por injúria racial contra o atacante nigeriano Samuel Chukwueze - que à época atuava no Villarreal -, por ofendê-lo durante outra partida, duas semanas após o jogo contra o Real.
Além da condenação, que está condicionada à participação do acusado em um programa de igualdade de tratamento e não discriminação, o torcedor está proibido de frequentar qualquer jogo da Liga Nacional de Futebol Profissional e da Real Federação Espanhola de Futebol.
Na mesma sessão, foi citado outro caso de racismo, novamente em um jogo entre Mallorca e Real Madrid, porém, contra o volante francês Aurélien Tchouameni, no dia 13 de abril deste ano.
O autor dos xingamentos, que é menor de idade, se desculpou, demonstrou arrependimento e aceitou realizar as atividades socioeducativas propostas pelo Ministério Público.
Ele também não poderá acessar estádios onde se realizem competições oficiais por um ano e terá que pagar multas dadas pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte.
O próximo jogo da equipe merengue é o clássico contra o Atlético de Madrid, às 16h, do próximo domingo (29). O confronto também ficou marcado por atos racistas por parte da torcida colchonera contra Vinicius.