Futebol Título, Libertadores e queda: O que está em jogo na última rodada

Título, Libertadores e queda: O que está em jogo na última rodada

Flamengo depende apenas de si mesmo para conquistar título; Vasco tem missão quase impossível para escapar da Série B

  • Futebol | André Avelar, do R7

O Flamengo esperou a penúltima rodada para assumir pela primeira vez a liderança do Campeonato Brasileiro. Para erguer o troféu, a equipe rubro-negra depende apenas de suas próprias forças e sequer precisa se preocupar com o vice-líder Internacional. Mas os jogos da quinta-feira (25) também valem para equipes que buscam vagas na Libertadores, Sul-Americana e lutam contra o rebaixamento.

Com a vitória de virada sobre o Inter, no Maracanã, o Fla precisa ultrapassou o rival na tabela de classificação: 71 a 69 pontos. O resultado o deixou em uma situação até que confortável para o jogo contra o São Paulo, no Morumbi. O técnico Rogério Ceni ressaltou que essa será sua semana mais importante como treinador.

“Acho que é importante quando você trabalha em um grande clube e tem possibilidade de ser campeão. Hoje [domingo] todo mundo ficou muito feliz pela vitória. Alegres, mas não eufóricos, porque ainda não acabou”, disse o treinador, que também comentou a sua imensa relação com o agora adversário São Paulo. “O Morumbi é inegável, faz parte da minha história. Eu tenho um respeito muito grande pelo São Paulo.”

Ainda na esperança do título, o Colorado precisa fazer um pouco mais de conta para erguer o troféu depois de quase 42 anos. A equipe do técnico Abel Braga precisa vencer o Corinthians, no Beira-Rio, e torcer para o time rubro-negro não vencer o São Paulo.

Cenários para o título do Flamengo:

… vitória sobre o São Paulo por qualquer placar;
… empate ou derrota com o São Paulo desde que o Inter no máximo empate com o Corinthians.

Cenários para o título do Internacional:

… vitória sobre o Corinthians desde que o Flamengo não vença o São Paulo;
… vitória sobre o Corinthians com empate do Flamengo (definição no salto de gols, hoje +5).

Briga pela Libertadores

Além do Atlético-MG, que garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores com um vitória sobre o Sport, a rodada pode carimbar também o passaporte do São Paulo à competição continental. No encerramento da 37ª rodada, nesta segunda, o Tricolor enfrenta o Botafogo, no estádio Nilton Santos, e só precisa de uma vitória simples.

O Fluminense, outro postulante à fase de grupos da competição continental, ficou no empate contra o Santos e ficará de olho no jogo do São Paulo. Na última rodada, o Flu enfrentará o Fortaleza, no Maracanã.

Além desses times, Grêmio, que venceu o Athletico-PR, Palmeiras e Santos já estão confirmados na fase da pré-Liberadores — o Verdão enfrenta o Atlético-GO também nesta segunda em jogo atrasado do Brasileirão.

Missão quase impossível

Goiás, que ficou no empate sem gols contra o Red Bull Bragantino, deu oficialmente adeus à Série A. A equipe esmeraldina se juntou a Coritiba e Botafogo.

O Vasco tem uma missão quase impossível para escapar da Série B. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo precisava vencer o Corinthians, mas também ficou no 0 a 0 — o resultado inclusive tirou o Timão da disputa da pré-Libertadores. Agora, o Vasco precisaria tirar uma diferença de 12 gols em relação ao Fortaleza.

Cenários para Vasco ficar na Série A:

… vitória do Vasco por 12 a 0 sobre o Goiás e vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Fortaleza;
… vitória do Vasco por 7 a 0 sobre Goiás e vitória do Fluminense por 6 a 0 sobre o Fortaleza

Inter e City vencem clássicos no domingo do futebol europeu

Últimas