Tite acerta sua ida para o Flamengo
Lucas Figueiredo/CBF - 17.05.2019Após dias de indefinição, a contratação de Tite foi confirmada pelo Flamengo na noite desta segunda-feira (9). O treinador assume o Rubro-Negro na parte final da temporada, já pensando em 2024.
O acerto do ex-comandante da seleção brasileira com uma equipe ainda em 2023, no entanto, significa a quebra de uma promessa pública feita por ele no ano passado.
Às vésperas da Copa do Mundo do Catar, Tite pediu para ser chamado de “mentiroso e sem palavra” caso assumisse um trabalho no Brasil no ano seguinte ao do Mundial.
“Toda equipe brasileira que pensar no Tite como técnico, esquece, ele não vai treinar. Pode escrever onde vocês quiserem, me chamem de mentiroso e sem palavra, que não vai ter. É um ano que eu preciso ver meu irmão e minha irmã, meu sogro e minha sogra, preciso dar uma respirada. Eu sei o quanto é legal, mas também sei o quanto é pressionante para aceitar um convite que fosse feito”, afirmou o treinador, de 62 anos, em entrevista ao podcast Flow Sport Club, em agosto de 2022.
Ainda segundo Jorge Nicola, colunista do R7, o treinador rejeitou quatro propostas feitas pelo Corinthians ao longo do ano, até fechar o acordo com o Flamengo.
Agora com contrato firmado com o clube carioca até dezembro de 2024, Tite leva com ele sua comissão técnica, formada pelo filho, Matheus Bacci, além dos auxiliares César Sampaio e Cléber Xavier, e do analista de desempenho Lucas Oliveira.
Na mesma entrevista, Tite havia declarado que os profissionais citados, com exceção de Lucas, que trabalharam com ele na seleção iriam atuar por conta própria. No entanto, eles seguiram com o gaúcho. "Já falei para eles, podem arrumar emprego, avisei faz um ano e meio, podem se virar aí", declarou.
Tite havia dito também que iria usar o período sabático para aprimorar seus estudos e aproveitar o tempo livre com a família.
“O ano que vem eu vou me permitir olhar fora das seleções e em outras situações e ficar com a dona Rose, que é a minha esposa, então ela vai ficar contente, eu não sei quanto tempo ela vai ficar contente. Meu filho vai dizer que, em no máximo dois meses, ela vai me mandar para fora do apartamento”, brincou.
A última partida de Tite como treinador foi a dura eliminação do Brasil na Copa do Mundo, quando perdeu a disputa de pênaltis para a Croácia, nas quartas de final da competição, no dia 9 de dezembro do ano passado.
A rescisão com a CBF aconteceu no início deste ano, na terceira semana de janeiro. Oficialmente, o técnico ficou menos de nove meses desempregado, até sua volta à área técnica de um clube.
Relembre a frustrada passagem de Jorge Sampaoli pelo Flamengo