Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Crias de Cotia: quem são os jovens talentos que ‘salvaram’ Zubeldía no São Paulo?

Lucas Ferreira, de apenas 18 anos, e Matheus Alves, de 20, foram os protagonistas da vitória do Tricolor desta quarta; clube foi o único brasileiro que venceu nesta semana

São Paulo|Carol Malheiro*, do R7

Ryan Francisco, Lucas Ferreira e Matheus Alves são as apostas de Cotia que ganham espaço no time titular do São Paulo Reprodução/@saopaulofc

O São Paulo alcançou a maior sequência invicta da história na Libertadores ao vencer o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, nesta quarta-feira (23). Em 12 jogos, o Tricolor Paulista somou sete vitórias e cinco empates e, agora, lidera o Grupo D da competição. E se o resultado da partida foi positivo, o clube, sobretudo Zubeldía, deve agradecer aos jovens da base.

As crias de Cotia têm brilhado nesta temporada, e não parecem estar sentindo a pressão de vestir a camisa de um tricampeão mundial. Diante do desfalque de seis titulares por lesão, o técnico argentino encontrou dificuldades para achar os substitutos ideais, mas a base tem se provado o principal reforço do time.

O atacante Lucas Ferreira, de 18 anos, precisou de apenas 16 minutos em campo para abrir o placar contra o Libertad, na quarta-feira. Este foi o primeiro gol profissional dele, logo na maior competição continental de clubes da América Latina.

Dispensado da base do Flamengo, o atacante chegou ao São Paulo com 15 anos. Em 2024, o jovem artilheiro decidiu a final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Palmeiras, marcando o gol da virada na partida, que terminou 3 a 2. Já na decisão da Copinha 2025, ele deu a assistência para o primeiro gol da vitória do Tricolor. Durante a competição, Lucas marcou três vezes em nove jogos.


Na ausência de Calleri, que deve ficar fora por toda a temporada devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, Lucas Ferreira deve ganhar mais espaço no elenco do São Paulo.

Quem já aproveitou a lacuna deixada por um titular lesionado é Matheus Alves, de 20 anos. Nas últimas três partidas do São Paulo, o meio começou jogando como substituto de Lucas Moura, que deve retornar aos gramados somente na próxima terça-feira (29), na Copa do Brasil, contra o Náutico.


Matheus foi o craque do jogo no último clássico contra o Santos, no domingo (20), dando uma assistência para o gol de André Silva. Apesar de levar o terceiro amarelo na competição, o que o deixa fora da partida contra o Ceará, neste sábado (26), o desempenho do jovem tem impressionado.

Ao final do jogo, Alves elogiou Zubeldía e respondeu às críticas que o técnico tem sofrido por não dar oportunidades aos jovens da base.


“Falavam que o Zubeldía não dava atenção para a base. Mas não tem como negar, o que estão pedindo para colocar a garotada, ele está fazendo”, disse o jogador.

Jovens craques tem sido destaque em elenco desfalcado por lesões do São Paulo Reprodução/@saopaulofc

As promessas que devem ganhar mais minutos

Outras promessas também surgem no radar do treinador para ganhar oportunidades no time titular, como Ryan Francisco, de 18 anos. Cria da Copinha e artilheiro da competição em 2025, o atacante estreou pelo profissional do São Paulo no Campeonato Paulista, e já marcou um gol fundamental na fase de grupos do torneio.

Desde então, ele tem recebido poucas chances, entrou em apenas duas partidas do Brasileirão e ainda não estreou na Libertadores. Durante uma entrevista coletiva após o jogo, Zubeldía falou sobre Ryan e outros jogadores da base, que ainda têm recebido pouco tempo de jogo.

“É preciso paciência. Vocês sabem que as redes sociais fazem um trabalho importante e às vezes nocivo para os esportistas. Temos que regular um pouco a ansiedade. Chegam no time principal e já querem jogar, já querem ser importantes [...] E ainda faltam alguns jogadores que podem dar mais ao time e não estão jogando agora, mas podem jogar, como é o caso do Igor, por exemplo, do Ryan, do Rodriguinho. É um bom ponto de partida e vamos seguir trabalhando nisso“, disse o treinador.

Rodriguinho é também um exemplo. Ele estreou pelo profissional do São Paulo em 2022, aos 18 anos. Na ocasião, ele marcou o primeiro gol no profissional na goleada tricolor por 4 a 1 contra o Universidad Católica pela Sul-Americana, com apenas 13 minutos em campo. Devido à troca de técnicos, o meia, agora com 21 anos, acabou não ganhando rodagem no time titular e segue com a expectativa dos torcedores de vê-lo com mais regularidade.

O meia Felipe Negrucci, de 20 anos, participou de apenas um jogo em 2025, no Campeonato Paulista, apesar de estar entre os relacionados para vários jogos. Já o atacante Lucca Marques, de 17, ainda não estreou pelo time titular, mas participou de oito jogos na Copinha de 2025, e tem sido relacionado para partidas com frequência.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.