Crias de Cotia: quem são os jovens talentos que ‘salvaram’ Zubeldía no São Paulo?
Lucas Ferreira, de apenas 18 anos, e Matheus Alves, de 20, foram os protagonistas da vitória do Tricolor desta quarta; clube foi o único brasileiro que venceu nesta semana
São Paulo|Carol Malheiro*, do R7

O São Paulo alcançou a maior sequência invicta da história na Libertadores ao vencer o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, nesta quarta-feira (23). Em 12 jogos, o Tricolor Paulista somou sete vitórias e cinco empates e, agora, lidera o Grupo D da competição. E se o resultado da partida foi positivo, o clube, sobretudo Zubeldía, deve agradecer aos jovens da base.
As crias de Cotia têm brilhado nesta temporada, e não parecem estar sentindo a pressão de vestir a camisa de um tricampeão mundial. Diante do desfalque de seis titulares por lesão, o técnico argentino encontrou dificuldades para achar os substitutos ideais, mas a base tem se provado o principal reforço do time.
O atacante Lucas Ferreira, de 18 anos, precisou de apenas 16 minutos em campo para abrir o placar contra o Libertad, na quarta-feira. Este foi o primeiro gol profissional dele, logo na maior competição continental de clubes da América Latina.
Dispensado da base do Flamengo, o atacante chegou ao São Paulo com 15 anos. Em 2024, o jovem artilheiro decidiu a final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Palmeiras, marcando o gol da virada na partida, que terminou 3 a 2. Já na decisão da Copinha 2025, ele deu a assistência para o primeiro gol da vitória do Tricolor. Durante a competição, Lucas marcou três vezes em nove jogos.
Na ausência de Calleri, que deve ficar fora por toda a temporada devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, Lucas Ferreira deve ganhar mais espaço no elenco do São Paulo.
Quem já aproveitou a lacuna deixada por um titular lesionado é Matheus Alves, de 20 anos. Nas últimas três partidas do São Paulo, o meio começou jogando como substituto de Lucas Moura, que deve retornar aos gramados somente na próxima terça-feira (29), na Copa do Brasil, contra o Náutico.
Matheus foi o craque do jogo no último clássico contra o Santos, no domingo (20), dando uma assistência para o gol de André Silva. Apesar de levar o terceiro amarelo na competição, o que o deixa fora da partida contra o Ceará, neste sábado (26), o desempenho do jovem tem impressionado.
Ao final do jogo, Alves elogiou Zubeldía e respondeu às críticas que o técnico tem sofrido por não dar oportunidades aos jovens da base.
“Falavam que o Zubeldía não dava atenção para a base. Mas não tem como negar, o que estão pedindo para colocar a garotada, ele está fazendo”, disse o jogador.

As promessas que devem ganhar mais minutos
Outras promessas também surgem no radar do treinador para ganhar oportunidades no time titular, como Ryan Francisco, de 18 anos. Cria da Copinha e artilheiro da competição em 2025, o atacante estreou pelo profissional do São Paulo no Campeonato Paulista, e já marcou um gol fundamental na fase de grupos do torneio.
Desde então, ele tem recebido poucas chances, entrou em apenas duas partidas do Brasileirão e ainda não estreou na Libertadores. Durante uma entrevista coletiva após o jogo, Zubeldía falou sobre Ryan e outros jogadores da base, que ainda têm recebido pouco tempo de jogo.
“É preciso paciência. Vocês sabem que as redes sociais fazem um trabalho importante e às vezes nocivo para os esportistas. Temos que regular um pouco a ansiedade. Chegam no time principal e já querem jogar, já querem ser importantes [...] E ainda faltam alguns jogadores que podem dar mais ao time e não estão jogando agora, mas podem jogar, como é o caso do Igor, por exemplo, do Ryan, do Rodriguinho. É um bom ponto de partida e vamos seguir trabalhando nisso“, disse o treinador.
Rodriguinho é também um exemplo. Ele estreou pelo profissional do São Paulo em 2022, aos 18 anos. Na ocasião, ele marcou o primeiro gol no profissional na goleada tricolor por 4 a 1 contra o Universidad Católica pela Sul-Americana, com apenas 13 minutos em campo. Devido à troca de técnicos, o meia, agora com 21 anos, acabou não ganhando rodagem no time titular e segue com a expectativa dos torcedores de vê-lo com mais regularidade.
O meia Felipe Negrucci, de 20 anos, participou de apenas um jogo em 2025, no Campeonato Paulista, apesar de estar entre os relacionados para vários jogos. Já o atacante Lucca Marques, de 17, ainda não estreou pelo time titular, mas participou de oito jogos na Copinha de 2025, e tem sido relacionado para partidas com frequência.
*Sob supervisão de Camila Juliotti