Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Quem são os jogadores do Corinthians que Dorival Júnior pode recuperar?

Técnico tem histórico de se adaptar ao elenco que tem e resgatar peças em má fase

Corinthians|Do R7

Dorival Júnior estreou com vitória pelo Corinthians na Copa do Brasil Rodrigo Coca/Agência Corinthians/29.04.2025

Dorival Júnior carrega um histórico na carreira de recuperar os jogadores que estão em má fase e de se adaptar ao elenco que tem. Na primeira entrevista coletiva que concedeu como técnico do Corinthians, Dorival afirmou que não se atenta a contratações, mas sim com quem está no elenco atual.

“Me preocupo com jogadores que talvez não estejam tendo oportunidades, que estejam jogando em uma posição desconfortável, que queiram uma troca. E com essas mudanças, espero que a equipe passe a dar uma resposta positiva, é um trabalho com o qual eu me identifico, espero que mais uma vez, esse trabalho dê certo”, disse o treinador.

O técnico estreou pelo Corinthians com uma vitória por 1 a 0 contra o Novorizontino, nesta quarta-feira (30), pela Copa do Brasil, poupando vários titulares e dando chances a muitos jogadores. Entre eles, o atacante espanhol Héctor Hernández, autor do gol da vitória, que balançou as redes apenas duas vezes com a camisa do Timão desde que chegou ao clube em 2024. O atleta comentou sobre a decisão do técnico em usar um time misto na partida.

“Ele falou para nós que precisava de todos os jogadores, que vamos ser importantes. Hoje, ele deu uma oportunidade para muitos jogadores que estavam tendo poucos minutos, e aproveitamos muito bem. A equipe foi muito competitiva”, declarou o atacante na entrevista pós-jogo.


Atacante espanhol foi autor do único gol da partida contra o Novorizontino Rodrigo Coca/Agência Corinthians/30.04.2025

Hernández viveu um período de seca sob o comando de Ramón Díaz, com poucos minutos em campo, e agora, com a chegada de Dorival, já ganhou uma chance como titular logo no primeiro jogo. O atacante não é o único que recebeu oportunidades com o novo técnico.

Com a principal crítica ao time de Díaz sendo o sistema defensivo, Félix Torres perdeu a titularidade após diversas falhas, entre elas, duas expulsões na temporada de 2025. Outros nomes como Cacá, André Ramalho, Maycon e Alex Santana vivem uma fase de incerteza no Corinthians. Em baixa, os jogadores colecionaram más atuações no Timão, ficando no banco de reservas ou oscilando na titularidade da equipe. Os quatro foram titulares contra o Novorizontino e fizeram uma partida consistente. Ramalho foi o destaque, com o melhor desempenho individual.


Dorival Júnior manteve a formação que era usada por Ramón Díaz, o 4-3-1-2, mas fez variações ao longo do jogo, com um 4-1-4-1. O treinador buscou adaptar o time a um estilo de jogo mais veloz, preservando a equipe fisicamente para o jogo do final de semana contra o Internacional, e pensando na recuperação após a goleada contra o Flamengo por 4 a 0 no domingo anterior. Dorival pediu aos volantes, sobretudo Alex Santana, que se encontrava mais livre de marcação, para que fizessem uma aproximação mais rápida, abrindo mais pelas laterais e tivessem uma saída de bola mais veloz.

A criação ofensiva do Corinthians sofre com uma grande ausência com a lesão de Rodrigo Garro, que se recupera desde o final do Paulistão de uma tendinopatia patelar, considera uma lesão crônica. Dorival Júnior revelou que tem buscado recuperar Igor Coronado para assumir a vaga titular de meia ofensivo da equipe. O jogador tem sido prejudicado por lesões e não tem conseguido engatar uma sequência com a camisa do Corinthians. Sem confiança da comissão técnica de Ramón Díaz, Coronado perdeu chances como titular.


Igor Coronado busca recuperação e sequência no Corinthians Rodrigo Coca/Agência Corinthians/27.04.2025

No final do treino de terça-feira (29), Dorival chamou Coronado para uma conversa particular a fim de entender o que tem afligido o meia de 32 anos e de explicar como o jogador pode se encaixar no esquema tático pensado por ele. Considerado peça crucial neste início de trabalho do técnico no Corinthians, o atleta é um nome, que com certeza, vai ganhar novas oportunidades no Timão.

Oportunidades para jovens promessas

Os jovens jogadores da base do Corinthians podem também entrar nos planos de evolução de Dorival Júnior. Uma das principais críticas a gestão da equipe de Ramón Díaz era o pouco aproveitamento dos jovens do Timão durante os jogos.

Mesmo com os problemas defensivos do Timão, o zagueiro João Pedro ‘Tchoca‘, de 20 anos, não é relacionado para as partidas com frequência, desde que causou um pênalti na derrota para o Barcelona de Guayaquil por 3 a 0 na Pré-Libertadores. O jogador mostrou desempenhos impressionantes para a idade e virou o queridinho da torcida alvinegra, que pede o retorno do atleta ao time titular.

Breno Bidon foi o jogador da base que mais se firmou entre os titulares do Corinthians e esteve no time principal na vitória contra o Novorizontino mais uma vez. Jogando de forma mais avançada, na posição de Rodrigo Garro, o meia também pode ser aproveitando em outras táticas.

“Sempre valorizei muito os trabalhos de base das equipes que estive em frente. Procurei usá-los desde que tivessem condições e possibilidades para lançá-los. O atleta formado dentro da casa nos dá uma resposta quase que imediata”, afirmou o treinador.

Próxima partida

O próximo compromisso do Corinthians, em que Dorival poderá testar as novas peças no elenco titular do Timão, é contra o Internacional, neste sábado (3), pela sétima rodada do Brasileirão. O Colorado vem de vitória por 3 a 1 para o Juventude, enquanto o Corinthians perdeu por 4 a 0 para o Flamengo e precisa de vitória para recuperar a confiança.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.