O que esperar do trabalho de Dorival Júnior no Corinthians?
Técnico, anunciado nesta segunda-feira (28), já comandará a equipe alvinegra na estreia da Copa do Brasil fora de casa
Corinthians|Do R7

O Corinthians anunciou oficialmente a contratação de Dorival Júnior como novo técnico do clube nesta segunda-feira (28), após a demissão de Ramón Díaz no último dia 17 de abril. O contrato do novo técnico do Timão é válido até 2026 e, com Dorival, chegam também os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e o preparador físico Celso de Rezende.
Desde o início das negociações, a diretoria corintiana demonstrava que não gostaria de dar uma longa sequência ao interino, Orlando Ribeiro, como aconteceu em 2024. Quando o treinador António Oliveira foi desligado, o Timão demorou duas semanas para anunciar o novo treinador. Na época, em três jogos, a equipe, sob comando do interino Raphael Laruccia, venceu o Vitória, em casa, e perdeu para Cruzeiro e Vasco.
Já Orlando Ribeiro, técnico do sub-20, saiu vitorioso no primeiro jogo, contra o Sport, no último dia 19, porém sofreu uma goleada por 4 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã, neste domingo (27). Dorival, inclusive, acompanhou a derrota do Timão in loco, direto de um camarote do estádio, e chegou a conversar com técnico interino e os jogadores no vestiário antes da boa rolar.
No anúncio de apresentação, Dorival antecipou um pouco do que pretende neste novo trabalho. Em entrevista à Corinthians TV, ele disse que quer “deixar um legado dentro de um trabalho que já vinha acontecendo”.
“A comissão técnica anterior comandada pelo Ramón fez um belo trabalho e nos deixa em um momento especial. Espero dar sequência a tudo isso e alcançar os melhores resultados por essa grande equipe”, declarou o Dorival, exaltando o antecessor argentino.
Ontem à tarde, o novo treinador corintiano iniciou o trabalho no CT Joaquim Grava. No primeiro treino no clube alvinegro, Dorival contou com os reservas e os atletas que não jogaram o clássico no Maracanã. Em campo, foi feito um trabalho de posse de bola e de enfrentamento tático. Os jogadores titulares realizaram atividades regenerativas na parte interna.
Experiência pode contar a favor na estreia
Apesar da demissão de Ramón Díaz por conta de um desempenho irregular, o Corinthians foi campeão paulista 2025 e quer conquistar mais títulos na temporada. Dorival declarou que esse é um dos principais objetivos dele no comando do Timão.
“Se Deus quiser, darei o meu melhor para todos os torcedores. Ao final da temporada, que possamos lutar por todas as competições que estamos disputando”, projetou.
A estreia de Dorival Júnior pelo Corinthians já será sob pressão. O clube enfrenta o Novorizontino, pela terceira fase da Copa do Brasil, fora de casa, nesta quarta-feira (30).
Se vale como exemplo, a experiência pode contar a favor do técnico neste primeiro jogo. Isso porque, Dorival entrou para a história do São Paulo em 2023, quando venceu justamente a Copa do Brasil daquele ano, título até então inédito para o Tricolor. Na campanha, o São Paulo eliminou os dois maiores rivais, Palmeiras e Corinthians, nas quartas e semifinais, respectivamente, e venceu o Flamengo na grande decisão, ganhando a partida de ida no Maracanã.
*Sob supervisão de Camila Juliotti