Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Time azarão faz a torcida subir em árvores, leva campeonato e toma calote de empresária

Yongzhou derrotou o Changde por 1 a 0 na grande final e conquistou a Liga de Futebol de Hunan de 2025, em dezembro, na China

Futebol|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O time Yongzhou passou de azarão a campeão na Liga de Futebol de Hunan de 2025.
  • A torcida se mobilizou tanto que a prefeitura liberou ingressos para assistir aos jogos em árvores.
  • A empresária Tang Lei prometeu carros aos jogadores se eles conquistassem o campeonato, mas desapareceu após a vitória.
  • A associação de futebol de Yongzhou decidiu não pressionar Tang a cumprir a promessa, mas a conquista fortaleceu o senso de comunidade na cidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jogadores do Yongzhou levantam a taça do título da Liga de Futebol de Hunan de 2025 Reprodução/Facebook/This is Hunan

Um time passou de azarão a campeão em um torneio na China. Mas este não foi o único feito da equipe que foi parar na imprensa local. O Yongzhou cativou tanto a torcida de sua cidade que fez a prefeitura liberar ingressos para torcedores verem os jogos em cima de árvores. Também fez uma empresária prometer carros aos jogadores em caso de conquista do campeonato. O troféu veio, mas a dona da empresa que fez a promessa desapareceu.

O Yongzhou ganhou o apelido de “mendigos” por causa de suas condições modestas. O início da competição também não foi promissor. A equipe sofreu três derrotas consecutivas na Liga de Futebol de Hunan de 2025 e parecia condenada a uma participação medíocre no torneio local.


LEIA MAIS

O clube contou com a doação de 100 mil yuans (cerca de R$ 77 mil) da presidente de um grupo de concessionárias de automóveis, com sede em Yongzhou. Na época, a equipe tinha poucos patrocinadores e expectativas modestas de sucesso. A presidente Tang Lei, para motivar os jogadores, prometeu um carro caso eles conquistassem o título. “Se vocês ganharem o campeonato, darei um carro para cada um de vocês de presente”, disse em um vídeo que bombou nas redes sociais chinesas.

A promessa foi recebida com aplausos da equipe e noticiada pela mídia local.


Após quase quatro meses de competição, com 98 partidas disputadas entre 14 cidades da província de Hunan, o Yongzhou derrotou o Changde por 1 a 0 na grande final e conquistou o troféu de campeão da Liga de Futebol de Hunan de 2025, em dezembro.

Durante o campeonato, o clube foi conquistando a torcida de sua cidade.


O estádio onde o time jogava e que pertence à prefeitura local, foi construído em 1992 e estava em ruínas. Nas redes, torcedores chamavam o local de “estádio dos mendigos” e diziam que iam subir em árvores ao redor do estádio para assistir à partida porque não conseguiam ingressos.

A prefeitura respondeu com transmissões ao vivo mostrando a evolução da reforma do local e criando “ingressos para pendurar em árvores”. A iniciativa contou até com um guia de regras para utilização da arquibancada improvisada, que estipulava:


  • No máximo três pessoas por árvore;
  • Peso individual limitado a menos de 80 quilos;
  • Proibido sacudir os galhos para comemorar gols;
  • Proibido assistir ao jogo de cabeça para baixo como um bicho-preguiça.

No último dia 27 de dezembro, o Yongzhou sagrou-se campeão e esperava receber o presente de Tang Lei. Os dias se passaram e nenhum carro foi entregue aos jogadores. Para levantar mais suspeitas, Tang removeu os vídeos relacionados à promessa de suas redes sociais e se afastou da vida pública. Em conversas privadas, os jogadores expressaram sua insatisfação, segundo o jornal chinês Global Times.

No dia 3 de janeiro, a associação de futebol de Yongzhou emitiu um comunicado afirmando que não pressionaria Tang a cumprir sua promessa original. “O apoio não deve ser um fardo e a bondade não deve se transformar em dívidas. Nos opomos a qualquer sequestro moral que não esteja em consonância com a realidade”, dizia o comunicado, segundo a NDTV.

Apesar do calote, a equipe ainda tem muito a comemorar. Huang Churu, técnico e jogador do time de Yongzhou, disse ao Global Times que a conquista do campeonato foi totalmente inesperada. “Agora, sejam moradores da comunidade ou estudantes universitários, todos estão falando sobre o campeonato e o time de Yongzhou. Esse tema em comum deu à cidade inteira um senso de coesão muito maior.”

You Haoran, membro da associação de torcedores do time de Yongzhou, também comemorou. “Parece que acabei de acordar de um sonho. Estou muito feliz em ver a equipe de Yongzhou ascender da obscuridade à fama nacional após a conquista do título. Acompanhando a equipe durante toda a jornada, também me apaixonei pelo futebol. O campeonato pertence a cada pessoa de Yongzhou”, afirmou ao Global Times.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.