Técnico da Inglaterra mescla promessas e veteranos na convocação para Copa
Futebol|Do R7
O técnico da seleção da Inglaterra, Roy Hodgson, divulgou nesta segunda-feira a lista dos 23 atletas convocados para a Copa do Mundo do Brasil, apostando na experiência de veteranos como Steven Gerrard, Frank Lampard e Wayne Rooney e no talento bruto de jovens como Ross Barkley, Luke Shaw e Raheem Sterling.
A presença de Barkley é a única real surpresa da lista. Aos 20 anos, o meia do Everton vestiu apenas três vezes a camisa da seleção principal, em amistosos. Convocado pela primeira vez em setembro, ele marcou seis gols em 34 jogos pela Premier League.
Shaw é mais do que uma promessa. Com apenas 18 anos, o jogador do Southampton firmou-se como um dos melhores laterais esquerdos da Premier League, levando até o emblemático Ashley Cole a se aposentar da seleção inglesa.
Em março, Shaw entrou no intervalo no lugar de Cole no amistoso contra a Dinamarca e impressionou a todos. No último domingo, o veterano do Chelsea anunciou na rede social Twitter que preferia dar lugar a jogadores mais jovens.
"Ashley é um jogador magnífico, o que ele fez pela Inglaterra é insuperável, mas Lucas Shaw fez uma temporada maravilhosa", justificou Hodgson.
Outro garoto que vem brilhando na Premier League é Sterling, meia de 19 anos, que foi um dos destaques do Liverpool nesta temporada. Ele marcou 9 gols em 33 jogos com os 'Reds' e levou à loucura os zagueiros com sua velocidade e sua habilidade. Se confirmar seu enorme potencial, pode ser uma das grandes revelações desta Copa, como outro jogador do Liverpool em 1998, o atacante Michael Owen, então com 18 anos.
Hodgson também revelou os sete suplentes, entre eles atletas que eram esperados na lista principal, como os volantes Tom Cleverley e Michael Carrick, do Manchester United.
Já o trio de veteranos formado por Rooney, Lampard e Gerrard disputará sua terceira Copa seguida.
Autor de 17 gols nesta temporada, Rooney vem preocupando por conta das repetidas lesões que vem sofrendo. Ele não disputou as últimas duas partidas Premier League por conta de dores musculares.
O clube mais representado é o Liverpool, vice-campeão nacional, com cinco jogadores (Glen Johnson, Steven Gerrard, Raheem Sterling, Jordan Henderson e Daniel Sturridge).
O campeão Manchester City tem apenas dois atletas convocados, o goleiro Joe Hart e o volante James Milner, menos que o surpreendente Southampton, oitavo colocado da Premier League, que 'emplacou' três atletas, Luke Shaw, Adam Lallana e Rickie Lambert.
A Inglaterra, que conquistou seu único título em casa, em 1966, integra a chave D, considerada o 'grupo da morte', com outros dois campeões mundiais, Uruguai e Itália, e a Costa Rica.
A estreia será no dia 14 de junho contra os italianos, na Arena da Amazônia de Manaus.
Lista dos 23 convocados:
Goleiros: Joe Hart (Manchester City), Ben Foster (West Brom), Fraser Forster (Celtic)
Zagueiros e laterais: Glen Johnson (Liverpool), Phil Jagielka (Everton), Gary Cahill (Chelsea), Chris Smalling (Manchester United), Phil Jones (Manchester United), Leighton Baines (Everton), Luke Shaw (Southampton)
Volantes e meias: Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), Jordan Henderson (Liverpool), James Milner (Manchester City), Jack Wilshere (Arsenal), Ross Barkley (Everton), Adam Lallana (Southampton), Raheem Sterling (Liverpool), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal)
Atacantes: Wayne Rooney (Manchester United), Daniel Sturridge (Liverpool), Danien Welbeck (Manchester United), Rickie Lambert (Southampton)
Suplentes: John Ruddy (g/Norwich), Jon Flanagan (z/Liverpool), John Stones (z/Everton), Michael Carrick (v/Manchester United), Tom Cleverley (m/Manchester United), Andy Carroll (a/West Ham), Jermain Defoe (a/Toronto/CAN)
cd/jcp/lg