Tchê Tchê, Rayan e mais: relembre outras vezes que Diniz ‘esculachou’ seus jogadores
Técnico do Vasco é conhecido por temperamento explosivo e já protagonizou outros momentos de tensão com seus comandados
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A derrota por 3 a 1 para o Corinthians, no último domingo (24), não ficou marcada apenas por mais um resultado negativo do Vasco no Brasileirão, mas também por um momento tenso entre Fernando Diniz e o atacante Rayan. O treinador foi visto cobrando duramente o jovem jogador, momentos após o Timão abrir o placar em São Januário. Diniz reclamou que o atleta não voltou após subir ao ataque, em meio a xingamentos e outras palavras acima do tom.
“Você subiu e não voltou. Você está fud**** o time. Só se for o cara***, rapaz. Você não vai fechar (o meio), cara***?. Você vai pressionar e voltar. Tomar no c*. E outra coisa, vai fazer gol de quê? Vai dar é contra-ataque”, disparou o técnico.
O episódio é apenas mais um na carreira de Fernando Diniz. Embora seja formado em psicologia, o treinador é conhecido pelo temperamento explosivo, acumulando momentos de tensão com seus comandados em quase todos os clubes que passou. Outro episódio conhecido, por exemplo, foi justamente com outro jogador do Vasco: Tchê Tchê.
Leia mais
“Perninha e mascaradinho”
Em 2020, jogador e técnico vestiam as cores do São Paulo, que brigava pelo título brasileiro daquele ano. Na ocasião, o Tricolor perdeu para o RB Bragantino, em 6 de janeiro de 2021 e Diniz foi flagrado xingando Tchê Tchê de forma exagerada. O episódio foi apontado como determinante na queda de rendimento do São Paulo, que acabou perdendo o título para o Flamengo.
“Seu ingrato do c..., seu perninha do c..., seu mascaradinho. Vai se f…”, disse Diniz na ocasião. Na época, o volante havia reclamado com o treinador dizendo que os jogadores costumam retrucá-lo durante o jogo, e perguntou por que ele não poderia fazer o mesmo. Diniz, então, explodiu.
Pior nos treinos
Quem já trabalhou com Diniz revela que o treinador é ainda pior nos treinamentos, que são fechados para a imprensa. Tiago Volpi, que fez parte do time do São Paulo em 2020/21, disse em entrevistas a podcasts que tiveram “inúmeros casos de treinamentos com discussões e brigas”. As revelações foram feitas no programa “Um assado para...”, do YouTuber Duda Garbi.
Quando era técnico do Santos, em 2021, meses após o trabalho no São Paulo, Diniz teve discussões acaloradas com jogadores do Peixe, segundo relatos de setoristas do clube na época. De acordo com as informações, o atacante Kaio Jorge, hoje artilheiro do Brasileirão com o Cruzeiro, é apontado como um dos atletas que discutiu com Diniz. A briga, porém, nunca foi confirmada, mas pouco tempo depois, o jogador não aceitou renovar seu contrato com o clube e se despediu no meio da temporada, rumo a Juventus, da Itália.
Perguntas e Respostas
Qual foi o episódio recente envolvendo Fernando Diniz e o jogador Rayan?
A derrota do Vasco por 3 a 1 para o Corinthians, no último domingo (24), foi marcada por um momento tenso entre o técnico Fernando Diniz e o atacante Rayan. Diniz foi visto cobrando duramente o jogador após o time sofrer um gol, reclamando que Rayan não voltou para ajudar na defesa após subir ao ataque, utilizando palavras de tom elevado.
O que Diniz disse a Rayan durante a cobrança?
Durante a cobrança, Diniz disse a Rayan: “Você subiu e não voltou. Você está fud**** o time. Só se for o cara***, rapaz. Você não vai fechar (o meio), cara***? Você vai pressionar e voltar. Tomar no c*. E outra coisa, vai fazer gol de quê? Vai dar é contra-ataque.”
Fernando Diniz tem um histórico de explosões com jogadores?
Sim, Fernando Diniz é conhecido por seu temperamento explosivo e já protagonizou diversos momentos de tensão com jogadores em sua carreira. Um exemplo notável foi com o jogador Tchê Tchê, quando ambos estavam no São Paulo em 2020.
O que aconteceu entre Diniz e Tchê Tchê no São Paulo?
Em 6 de janeiro de 2021, após uma derrota para o RB Bragantino, Diniz foi flagrado xingando Tchê Tchê de forma exagerada, o que foi considerado um fator que contribuiu para a queda de rendimento do São Paulo na disputa pelo título brasileiro, que acabou sendo perdido para o Flamengo.
Qual foi a reação de Tchê Tchê durante o episódio?
Tchê Tchê havia reclamado com Diniz, questionando por que os jogadores podiam retrucar durante o jogo e ele não. Essa reclamação levou Diniz a explodir em uma série de xingamentos.
Como é o comportamento de Diniz durante os treinamentos?
Quem já trabalhou com Diniz afirma que seu comportamento é ainda mais intenso durante os treinamentos, que são fechados para a imprensa. Tiago Volpi, ex-jogador do São Paulo, mencionou em entrevistas que houve “inúmeros casos de discussões e brigas” durante as atividades.
Houve outros episódios de tensão entre Diniz e jogadores em outros clubes?
Sim, enquanto era técnico do Santos em 2021, Diniz teve discussões acaloradas com jogadores, incluindo o atacante Kaio Jorge. Embora a briga nunca tenha sido confirmada, Kaio Jorge não aceitou renovar seu contrato e deixou o clube para se transferir para a Juventus, da Itália.