Suástica marcada em campo de futebol gera polêmica durante partida entre Croácia e Itália
Desenho pode ser visto durante partida válida pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016
Futebol|Do R7

A partida entre Croácia e Itália, disputada na última sexta-feira (12), em Split, território croata, foi marcado por uma polêmica que nada teve aver com o empate em 1 a 1 entre as seleções que disputam as eliminatórias da Eurocopa de 2016. De acordo com alguns veículos de comunicação europeus, o desenho de uma suástica (famoso símbolo nazista) estava marcado no campo de jogo. A marcação foi confirmada pela Federação Croata de Futebol (HSN), e a Itália fez uma reclamação oficial à Uefa por conta do ocorrido.
Time de futebol amador da França faz ‘vaquinha’ com torcedores para contratar Ronaldinho Gaúcho
— Pedimos desculpas aos nossos torcedores que viram a partida pela tv, a ambas as equipes e aos colegas da Itália pelo símbolo nazista. Pelo que soubemos, o símbolo foi impresso no gramado entre 24 e 48 horas antes da partida para que ficasse visível durante o jogo. Isso é sabotagem e crime, portanto esperamos que a polícia identifique os responsáveis, e nós também notificamos a Uefa. Isso é uma desgraça não só para a HNS quanto para toda a Croácia. Nem nosso treinador nem jogadores vão comentar (o caso), disse Tomislav Pacak, chefe de imprensa da federação croata.
Segundo a imprensa croata, alguns torcedores radicais croatas entraram no estádio de madrugada, um dia antes do jogo, e tentaram pintar o desenho no gramado como um forma de provocação.
Uma galeria de fotos com imagens recolhidas nas redes sociais, mostrando a suástica assim que ela pôde ser vista, a partir do intervalo de jogo, foi publicada pelo site do jornal italiano "La Gazzetta dello Sport". Em entrevista à "Rai Sport", o presidente da federação croata, Davor Suker, criticou o acontecido.
— Vamos falar sobre isso amanhã. Se eu estou com raiva? Sim, afirmou, brevemente, o ex-atacante da seleção e destaque da Copa do Mundo de 1998.