Sozinho, Abel Ferreira supera 20 times brasileiros em vitórias na Libertadores
Contra o Cerro Porteño, técnico completará 51 jogos à frente do Palmeiras na competição internacional
Futebol|Do R7

Abel Ferreira completará 51 jogos à frente do Palmeiras na Libertadores nesta quarta-feira (9). O treinador preparou sua equipe para receber o Cerro Porteño, no Allianz Parque, em mais um desafio pela competição continental.
Com seis disputas de Libertadores, Abel se consagrou campeão em duas oportunidades (2020 e 2021).
Leia mais:
Além do retrospecto positivo na competição, outro número chama a atenção. Após superar o Sporting Cristal na última quinta-feira (3), o treinador português alcançou 32 vitórias na competição mais importante do continente. Com esses números, Abel ultrapassou no histórico geral de vitórias de 20 clubes brasileiros, incluindo o Botafogo, último campeão da Copa Libertadores, que chegou a 29 vitórias, e Vasco, com 30.
- Abel Ferreira: 32
- Vasco: 30
- Botafogo: 29
- São Caetano: 13
- Guarani: 9
- Bahia: 8
- Sport: 7
- Criciúma: 6
- Paysandu: 5
- Goiás: 5
- Paraná: 4
- Fortaleza: 4
- Coritiba: 4
- Náutico: 2
- Juventude: 2
- Santo André: 2
- Chapecoense: 2
- Paulista: 1
- Red Bull Bragantino: 1
- América-MG: 1
- Bangu: 0
O técnico português tem aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados na Libertadores. Além das 32 vitórias, foram 13 empates e apenas 5 derrotas.
Em comparação aos treinadores brasileiros que mais venceram na competição, o português Abel Ferreira estaria próximo do topo da lista. Confira:
- Renato Gaúcho - 50
- Luiz Felipe Scolari - 47
- Cuca - 39
- Tite - 39
- Vanderlei Luxemburgo - 38
- Muricy Ramalho - 37
- Abel Braga - 33
- Abel Ferreira - 32
História no Palmeiras
No Campeonato Brasileiro, Abel está apenas a quatro vitórias de superar Luiz Felipe Scolari, o Felipão, em número de vitórias comandando o Palmeiras. No último domingo, ele ultrapassou o também bicampeão Vanderlei Luxemburgo.
Muito criticado pela derrota para o rival Corinthians na final do Paulistão, Abel também foi alvo de críticas ao estrear no Campeonato Brasileiro com um empate contra o Botafogo, em casa.
Apesar das dificuldades no início da temporada, a diretoria alviverde deseja renovar com o treinador português, que tem contrato até dezembro deste ano.
Abel Ferreira é técnico do Palmeiras desde 2020. Ao todo, o treinador português soma 329 jogos, com 188 vitórias, 77 empates e 64 derrotas. Ele conquistou duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, além de três Paulistas.