Sorteio dos grupos da Copa do Mundo será realizado só em abril
Definição das chaves acontecerá ainda sem todos os classificados da repescagem intercontinental, que será entre 13 e 14 de junho
Futebol|André Avelar, do R7
A um ano da Copa 2022 os torcedores já sabem que terão de esperar um pouco mais do que o normal para conhecer todos os integrantes da fase de grupos do Mundial. O sorteio será realizado só em 1º de abril, em Doha, no Catar, ainda sem todas as 32 seleções conhecidas para a competição que começará sete meses depois.
Os atrasos nas rodadas das Eliminatórias pelo mundo por causa da pandemia de coronavírus complicaram o repetido “padrão-Fifa”. As últimas duas classificações só sairão entre 13 e 14 de junho, em duas partidas únicas, contra integrantes da Conmebol (América do Sul), da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), da AFC (Ásia) e da OFC (Oceânia).
O torneio, de dois jogos, sem os tradicionais ida e volta nos países de cada postulante a vaga, será uma espécie de evento-teste para as instalações no Catar. A temperatura, no entanto, será diferente da esperada para o Mundial em si, que pela primeira vez será disputado em dezembro, no inverno no Hemisfério Norte. As equipes devem jogar em estádios com ar-condicionado para suprir o calor.
Mas há um outro complicador. A OFC não sabe ao certo como realizará a sua classificatória por entender que os países da região ainda não oferecem segurança sanitária aos envolvidos. A tendência é que essas vagas sejam definidas em março, também no Oriente Médio.
A Conmebol e a Uefa, no entanto, já conheceram os seus representantes para o sorteio dos grupos da Copa. Os dois casos serão definidos em março. No primeiro deles, o Peru, quinto colocado continental, carimbaria o passaporte hoje. Na Europa, Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Macedônia do Norte, Áustria e República Checa disputam três vagas.
Veja as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022