Sem os 'grandes', Série B do Brasileiro promete ser equilibrada
Com 20 clubes, a segunda divisão do Brasileiro começa nesta sexta-feira (13) e vai até o final de novembro para definir os quatro promovidos à série A
Futebol|Do R7

Diferentemente dos anos anteriores, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018 não tem nenhum dos chamados "grandes" clubes do País e por isso promete ser bastante equilibrada. Destaques também para os clássicos regionais como Guarani x Ponte Preta, Avaí x Figueirense, CRB x CSA e Goiás x Vila Nova.
Justamente devido a esse equilíbrio é difícil apontar os quatro candidatos ao acesso à elite. Já em relação ao rebaixamento, São Bento, Oeste, Boa e Sampaio Corrêa não podem bobear. Tudo, porém, deve ser resolvido nas rodadas finais, pois o "perde e ganha" nesta temporada deve ser algo comum.
Entre os 20 participantes, o Estado que possui mais representantes é São Paulo. Rebaixada no ano passado, a Ponte Preta vai reencontrar o Guarani depois de cinco anos sem o tradicional dérbi de Campinas. O rival vem animado com a conquista da Série A2 do Campeonato Paulista ao vencer na final o Oeste, que também está na Série B. Já o São Bento volta a disputar a segunda divisão nacional após 25 anos.
Goiás é outro Estado que merece destaque com os três principais clubes na mesma divisão. Campeão em 2016, o Atlético Goianiense está de volta à Série B após realizar uma campanha ruim no Brasileirão do ano passado, terminando como lanterna. Ele terá pela frente os rivais Goiás e Vila Nova. Comandado pelo técnico Hélio dos Anjos, o time esmeraldino promete brigar pelo acesso depois de decepcionar em 2017.
Rebaixado no ano passado, o Avaí vai reencontrar o rival Figueirense - o Criciúma também representa Santa Catarina. Outro clássico que merece destaque é entre CSA e CRB, que fizeram a final do Campeonato Alagoano no último final de semana, quando o time azul de Maceió levou a melhor.
Dois tradicionais clubes brasileiros estão na Série B. Rebaixado, o Coritiba inicia o campeonato pressionado depois de perder a final paranaense para o time reserva do Atlético Paranaense. O Coritiba busca o bicampeonato. De volta depois de oito anos na Série C, o Fortaleza tem como principal aposta o treinador: Rogério Ceni. O ídolo do São Paulo foi bancado no cargo pela diretoria após ficar com o vice no Campeonato Cearense.
Finalista do Campeonato Gaúcho - perdeu a decisão para o Grêmio -, o Brasil de Pelotas aposta na manutenção da base para surpreender na Série B, assim como o Londrina, que contratou o atacante multicampeão Dagoberto. Alguns times iniciam o campeonato sob desconfiança: Boa, Sampaio Corrêa, Juventude e Paysandu.
Confira a 1.ª rodada da Série B do Brasileiro:
Sexta-feira (13)
19h15
Fortaleza-CE x Guarani-SP
20h30
Oeste-SP x CRB-AL
Atlético-GO x Criciúma-SC
21h30
Figueirense-SC x Juventude-RS
Sábado (14)
16h30
Brasil-RS x São Bento-SP
Vila Nova-GO x Avaí-SC
CSA-AL x Goiás-GO
Londrina-PR x Boa-MG
19 h
Sampaio Corrêa-MA x Coritiba-PR
21 horas
Ponte Preta-SP x Paysandu-PA
De Rodrygo a Liziero, confira dez revelações do Brasil na temporada
Os primeiros meses de 2018 têm mostrado novos nomes de qualidade no Brasil. Confira 10 revelações que podem brilhar na temporada do futebol brasileiro: Rodrygo - Santos Revelado pelo Peixe, o meia-atacante Rodrygo tem sido peça importante da equipe de ...
Os primeiros meses de 2018 têm mostrado novos nomes de qualidade no Brasil. Confira 10 revelações que podem brilhar na temporada do futebol brasileiro: Rodrygo - Santos Revelado pelo Peixe, o meia-atacante Rodrygo tem sido peça importante da equipe de Jair Ventura nos primeiros meses da temporada, chegando a marcar gols importantes no Campeonato Paulista e na Libertadores. A joia de 17 anos foi eleita a revelação do Paulistão
