Sem classificação às semifinais do Carioca, Luís Castro vive momento turbulento no Botafogo
Glorioso fez campanha pior no Cariocão com relação ao ano passado, ficou fora das semifinais e jogou pressão sobre o treinador
Futebol|Do Live Futebol BR
Luís Castro vive um momento turbulento no Botafogo neste início de 2023. O Glorioso ficou de fora das semifinais do Campeonato Carioca e precisa conquistar a Taça Rio para garantir classificação para a Copa do Brasil de 2024. Além disso, na primeira fase da Copa do Brasil, a equipe só se classificou com empate polêmico, no último lance, contra o Sergipe.
Como resultado da eliminação no Campeonato Carioca, torcedores do Botafogo picharam os muros da sede do clube nesta quinta-feira (9). E os números do Glorioso nas últimas partidas justificam o descontentamento da torcida.
Após um bom começo de temporada, com cinco vitórias nas primeiras sete rodadas, o Botafogo só venceu mais uma das cinco partidas seguintes. As três derrotas no Cariocão, incluindo em clássicos contra Vasco e Flamengo, acabaram tirando a equipe de Luís Castro das semifinais do estadual. Na última rodada, o Alvinegro perdeu para a Portuguesa-RJ em partida que poderia mantê-lo com chances de classificação.
Em números, o aproveitamento do Botafogo em 2023 é um pouco melhor que o do clube em 2022 sob comando de Luís Castro – no entanto, o nível da competição é bastante inferior à que a equipe enfrentou tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil.
No ano passado, o português venceu 17 dos 41 jogos à frente do Glorioso para um aproveitamento de 48%. Já em 2023, são seis vitórias em 12 partidas, com 55% de aproveitamento. Porém, com relação à primeira fase do Cariocão do ano passado, o aproveitamento foi de 60%.
Luís Castro é o 1º português e 5º europeu a comandar o Botafogo; saiba quem foram os outros