Seleção encerra participação nas Eliminatórias com diversas marcas negativas; veja
Brasil perdeu para a Bolívia, por 1 a 0, na rodada final das classificatórias, e terminou em 5º lugar na tabela
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com a derrota por 1 a 0 diante da Bolívia, em El Alto, o Brasil concluiu sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas com inúmeras marcas negativas e com a pior campanha da história do nosso futebol. Com 28 pontos, a seleção brasileira teve sua pior pontuação considerando todas as edições do torneio, e ficou atrás de Argentina, Equador, Colômbia e Uruguai.
A 5ª colocação, em todas as edições anteriores das Eliminatórias, deixaria o Brasil apenas com uma vaga na repescagem. No entanto, com o aumento no número de seleções participantes na Copa do Mundo, a Conmebol ganhou mais duas vagas e agora são seis nações que se classificam de forma direta para o Mundial. Dessa forma, mesmo com a pior colocação em sua história, o Brasil ainda assim conseguiu a classificação.
Leia mais
- Brasil faz sua pior eliminatória da história. Termina no modesto quinto lugar. Contra a Bolívia, Ancelotti tem sua primeira derrota. ‘De positivo, só o esforço dos jogadores’
- Copa do Brasil: Timão conta com retorno de trio Memphis, Yuri e Garro para bater o Athletico-PR
- Flu aposta em histórico contra o Bahia e ‘mística’ do Maracanã para avançar na Copa do Brasil
Além da pontuação e o quinto lugar, marcas negativas nunca antes “alcançadas” pela amarelinha, a seleção brasileira também teve a campanha com o menor número de vitórias (8 em 18 jogos), maior número de derrotas (6 em 18 jogos) e com mais gols sofridos (17 em 18 jogos).
Quatro treinadores num ciclo
A pior campanha da história da seleção brasileira em Eliminatórias não veio por acaso. Após a saída de Tite em 2022, o Brasil teve o interino Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Jr. antes da chegada de Carlo Ancelotti. O primeiro só comandou o time em três amistosos, com derrotas para Senegal (2 a 4) e Marrocos (1 a 2), e uma única vítória diante de Guiné (4 a 1).
Já Fernando Diniz assumiu com o papel de fazer a “transição” para a chegada de Ancelotti. Na época, porém, “esqueceram” de combinar com o italiano, e Diniz acabou sendo efetivado no cargo. Com ele, a seleção começou as Eliminatórias de forma brilhante, vencendo a Bolívia por 5 a 1 na primeira rodada e o Peru, por 1 a 0, na rodada seguinte.
Depois, porém, o trabalho desandou. Após empate por 1 a 1 com a Venezuela, o Braisl perdeu os três jogos seguintes, contra Uruguai, Colômbia e Argentina, e Diniz acabou sendo demitido. Para o seu lugar, veio Dorival Jr., que também deixou muito a desejar.
Em seu início, Dorival até que foi bem com vitória sobre Inglaterra, por 1 a 0, e empate contra a Espanha, por 3 a 3. Depois, venceu o México, por 3 a 2, e empatou com os EUA por 1 a 1. Apesar do desempenho relativamente bom nos quatro amistosos, tudo ruiu após a disputa da Copa América, em que o Brasil caiu nas quartas, para o Uruguai, após campanha sofrível na fase de grupos.
Na volta das Eliminatórias, Dorival Jr. não conseguiu recuperar o time e somou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Seu último jogo foi na goleada de 4 a 1 da Argentina sobre o Brasil, que decretou o fim da passagem do treinador na pentacampeã do mundo.
Próximos desafios
Agora com Ancelotti, o Brasil só volta a campo em outubro. No dia 10, a seleção encara a Coreia do Sul, em Seul, às 8h (de Brasília). Quatro dias depois, em Tóquio, às 7h30 (de Brasília), a amarelinha enfrenta o Japão.
Perguntas e Respostas
Qual foi o resultado da partida entre Brasil e Bolívia nas Eliminatórias?
O Brasil perdeu para a Bolívia por 1 a 0 na rodada final das Eliminatórias Sul-Americanas.
Como foi a campanha da seleção brasileira nas Eliminatórias?
A seleção brasileira teve a pior campanha da sua história nas Eliminatórias, terminando em 5º lugar com 28 pontos, o que representa a sua pior pontuação em todas as edições do torneio.
Quais foram as marcas negativas alcançadas pela seleção brasileira?
Além da pontuação e da 5ª colocação, o Brasil registrou o menor número de vitórias (8 em 18 jogos), o maior número de derrotas (6 em 18 jogos) e mais gols sofridos (17 em 18 jogos).
O que contribuiu para a má campanha da seleção brasileira?
A má campanha foi influenciada pela troca de treinadores após a saída de Tite em 2022. O Brasil teve Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Jr. como interinos antes da chegada de Carlo Ancelotti.
Como foi a passagem de Fernando Diniz como treinador?
Fernando Diniz começou bem, vencendo a Bolívia e o Peru, mas depois empatou com a Venezuela e perdeu para Uruguai, Colômbia e Argentina, resultando em sua demissão.
Qual foi o desempenho de Dorival Jr. à frente da seleção?
Dorival Jr. teve um início razoável, com vitórias e empates em amistosos, mas não conseguiu recuperar o time nas Eliminatórias, somando apenas quatro vitórias, dois empates e duas derrotas antes de ser demitido após uma goleada de 4 a 1 para a Argentina.
Quando a seleção brasileira voltará a jogar e contra quem?
A seleção brasileira voltará a campo em outubro, enfrentando a Coreia do Sul em Seul no dia 10 e o Japão em Tóquio no dia 14.