Seleção brasileira enfrenta o Japão com oito mudanças no time titular
Ancelotti busca conhecer mais atletas no ciclo de amistosos e só vai repetir três jogadores do jogo diante da Coreia do Sul
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Carlo Ancelotti fará oito mudanças na seleção que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, na última sexta-feira (10), para o amistoso contra o Japão, nesta terça-feira (14), no Estádio de Tóquio. Entre as trocas, o destaque é a estreia de Hugo Souza com a camisa da amarelinha.
Nas ausências de Alisson e de Ederson lesionados, o goleiro do Corinthians ganhou uma chance de ser testado e, por isso, vai desfalcar o Timão no clássico contra o Santos, nesta quarta-feira (15). Outros dois atletas do Brasileirão entraram para a equipe titular: o lateral-direito Paulo Henrique, do Vasco, e o zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro.
Os únicos três jogadores que começaram contra a Coreia do Sul e também estão nos onze inicias contra o Japão são Casemiro, Bruno Guimarães e Vinícius Júnior.
A escalação usada por Ancelotti nos treinamentos desta segunda-feira (13) foi: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli.
Veja mais
Esquema tático da seleção também muda
Além das escolhas de novos jogadores entre os titulares, Carlo Ancelotti também optou por mudanças táticas no time. A seleção brasileira deve atuar no 4-3-3, mesmo esquema usado na derrota para a Bolívia por 1 a 0 na última Data Fifa. Apesar de abrir mão de um ataque mais ofensivo, o técnico manterá Vini Jr. mais próximo do gol, em uma função de centroavante.
Na vitória contra a Coreia do Sul, o ataque brasileiro teve uma intensa mobilidade com trocas de posição entre si, e diante do Japão, o esquema deve se repetir. A rapidez deve ser a característica principal do trio de ataque, com aposta em dribles rápidos de Gabriel Martinelli e Luiz Henrique pelas pontas.
Japão foi a primeira seleção a se classificar para a Copa
A seleção japonesa tem um grande domínio no futebol da Ásia. A prova disso é que o Japão foi a primeira seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2026, ainda em março de 2025, sem contar com os países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) já garantidos de forma automática no torneio.
Na primeira etapa de classificação, o Japão liderou o grupo B, com vitórias em todas as seis partidas e, na segunda, foi líder do grupo C, que tinha Austrália e Arábia Saudita.
Em amistoso realizado na sexta-feira (10), o Japão empatou com o Paraguai em 2 a 2. O destaque dessa seleção é o meia Takumi Minamino, atualmente no Mônaco, que tem passagem pelo Liverpool.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes
Perguntas e Respostas
Quais são as mudanças na seleção brasileira para o amistoso contra o Japão?
Carlo Ancelotti fará oito mudanças na seleção que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0. A estreia de Hugo Souza com a camisa da seleção é um dos destaques. Ele substituirá Alisson e Ederson, que estão lesionados. Outros dois jogadores do Brasileirão, Paulo Henrique e Fabrício Bruno, também foram convocados para a equipe titular.
Quem são os jogadores que permanecem na equipe titular?
Os únicos três jogadores que começaram contra a Coreia do Sul e também estarão nos onze iniciais contra o Japão são Casemiro, Bruno Guimarães e Vinícius Júnior.
Como será a escalação da seleção brasileira contra o Japão?
A escalação utilizada por Ancelotti nos treinamentos inclui: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli.
Quais são as mudanças táticas que Ancelotti implementou?
Ancelotti optou por mudanças táticas, com a seleção brasileira atuando no esquema 4-3-3, o mesmo utilizado na derrota para a Bolívia. Apesar de um ataque menos ofensivo, Vinícius Júnior será mantido mais próximo do gol, atuando como centroavante.
Como foi o desempenho do ataque brasileiro na vitória contra a Coreia do Sul?
Na vitória contra a Coreia do Sul, o ataque brasileiro apresentou intensa mobilidade com trocas de posição. Para o jogo contra o Japão, espera-se que essa característica se repita, com ênfase na rapidez dos dribles de Gabriel Martinelli e Luiz Henrique pelas pontas.
Qual é a situação da seleção japonesa no futebol asiático?
A seleção japonesa é uma das mais dominantes na Ásia, tendo sido a primeira a se classificar para a Copa do Mundo de 2026, em março de 2025. Na fase de classificação, o Japão venceu todas as seis partidas do grupo B e liderou o grupo C, que incluía Austrália e Arábia Saudita.
Como foi o último amistoso do Japão?
No último amistoso, realizado na sexta-feira (10), o Japão empatou com o Paraguai em 2 a 2. O destaque da seleção japonesa é o meia Takumi Minamino, que atualmente joga no Mônaco e tem passagem pelo Liverpool.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp