Segurança defensiva da seleção feminina empolga Pia Sundhage

A seleção brasileira feminina terminou 2019 com duas goleadas, mas o que mais empolgou a técnica Pia Sundhage foi a evolução defensiva da equipe. Após a goleada por 4 a 0 sobre o México, domingo, na Fonte Luminosa, em Araraquara, esse foi o aspecto mais destacado pela treinadora.

Dias antes, o Brasil havia encarado a seleção mexicana na Arena Corinthians e triunfado por 6 a 0. E isso com uma equipe bastante alterada na comparação ao time-base deste início de trabalho de Pia, pois esses amistosos não foram realizados em uma Data Fifa, o que não forçava os clubes a liberar suas jogadoras. Até por isso, a treinadora sueca chamou uma seleção cheia de novatas, aproveitando esses compromissos para realizar testes, já pensando na Olimpíada de Tóquio.

"Primeiramente, eu estou muito orgulhosa da nossa atuação em todos esses jogos. Nesse tempo só levamos dois gols, isso é impressionante, e marcamos muitos gols. Jogamos em alto nível, tivemos novas jogadoras convocadas e eu estou muito feliz por isso. Estou ansiosa para estarmos juntas novamente no próximo ano", destacou Pia.

A goleada por 4 a 0 sobre o México foi o último compromisso da equipe dirigida por Pia em 2019, sendo que o time ainda está invicto nos 90 minutos regulamentares, embora tenha perdido dois duelos nos pênaltis. São, no total, seis vitórias e dois empates em oito jogos sob o comando da treinadora, que prepara a seleção para a Olimpíada de Tóquio, depois de assumi-la na sequência do Mundial da França. Além disso, são 24 gols marcados e apenas dois sofridos.

Confira os resultados da seleção sob o comando de Pia:

29/08 - Brasil 5 x 0 Argentina

01/09 - Brasil 0 x 0 Chile (4 x 5 nos pênaltis)

05/10 - Brasil 2 x 1 Inglaterra

08/10 - Brasil 3 x 1 Polônia

07/11 - Brasil 4 x 0 Canadá

10/11 - Brasil 0 x 0 China (2 x 4 nos pênaltis)

12/12 - Brasil 6 x 0 México

15/12 - Brasil 4 x 0 México

Artilharia:

Debinha - 6 gols

Bia Zaneratto - 5

Formiga - 3

Cristiane - 2

Erika, Ludmila, Chú, Tamires, Millene, Duda, Victoria e gol contra - 1

As 42 jogadoras convocadas pela treinadora:

Goleiras: Aline Reis, Bárbara, Carla, Gabrielli, Letícia e Luciana.

Defensoras: Bruna Benites, Bruna Calderan, Erika, Daiane, Fabiana, Fernanda, Giovanna, Isabella, Joyce, Kathellen, Letícia Santos, Mônica, Poliana, Rafaelle , Tamires e Tayla.

Meio-campistas: Aline Milene, Andressinha, Formiga, Gabi Zanotti, Luana, Maria, Thaisa e Vitória Yaya.

Atacantes: Andressa Alves, Bia Zaneratto, Chú, Cristiane, Debinha, Duda, Geyse. Ludmila, Marta, Millene, Raquel e Victoria.