Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santos vence Universidad Católica e segue vivo na Sul-Americana 

Com gols de Léo Baptistão e dos equatorianos Jhojan Julio e Bryan Angulo, Peixe supera time de Quito na Vila Belmiro: 3 a 2 

Futebol|Do Live Futebol BR

Santista Jhojan Julio marcou seu gol em estreia na Vila Belmiro, diante do Universidad
Santista Jhojan Julio marcou seu gol em estreia na Vila Belmiro, diante do Universidad Santista Jhojan Julio marcou seu gol em estreia na Vila Belmiro, diante do Universidad

Pela segunda rodada da Copa Sul-Americana 2022, o Santos recebeu o time do Universidad Católica, de Quito, na Vila Belmiro, e venceu por 3 a 2. Os gols do Peixe foram marcados por Jhojan Julio, Léo Baptistão e Bryan Angulo. 

Com o resultado, o Alvinegro Praiano fica com 3 pontos, na vice-liderança do Grupo C. O Universidad estaciona na lanterna, com 1. Completam a chave Unión La Calera (Chile), com 1 ponto e em terceiro, e Banfield (Argentina), líder, com 3. Esses dois times se enfrentam nesta quinta-feira (14) em La Calera, na região de Valparaíso, no Chile.

O próximo compromisso do Peixe – e o terceiro de seu técnico, Fabián Bustos, como mandante – será novamente em casa, no domingo (17), às 11h, pela sequência do Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba.

Leia também

O jogo

Publicidade

Entrando de branco em campo, e com o esquema 4-3-3, o Peixe apostou na familiaridade de seus equatorianos com o time de Quito. Assim, Bryan Angulo fez sua estreia como titular ao lado do compatriota Jhojan Julio e de Lucas Braga, no ataque.

Com o apoio da torcida, o Santos se lançou ao ataque, mas recebeu respostas do visitante: pelas laterais, o Universidad Católica, de vermelho e azul, tentava responder. Tanto que, logo aos 7', Willian Maranhão, jogando de chuteiras laranja, levou amarelo por cometer falta no meio de campo.

Publicidade

Angulo, Maranhão e Julio pelo Peixe, e Ismael Díaz e Gustavo Cortez pelos visitantes, eram os que mais buscavam se movimentar na etapa inicial. Maranhão, inclusive, na armação das jogadas – algo que o volante não havia desempenhado antes.

A torcida começava a cantar quando Jhojan Julio tabelou com Angulo e aproveitou cruzamento de Madson para, de cabeça, marcar seu primeiro gol com a camisa do Peixe, em sua segunda partida pelo clube: 1 a 0, aos 14'.

Publicidade

Quando parecia que o Peixe ditaria o ritmo do jogo, gol do Universidad Católica: Christian Martínez recebeu passe de Díaz e chutou rasteiro para balançar as redes: 1 a 1, aos 26'.

Com quatro jogadores estreando na Vila Belmiro, o Santos começou a apresentar nervosismo na partida e, assim, a errar passes e cabeceios. Um dos melhores do primeiro tempo, Angulo tentava encontrar o caminho do gol – enquanto Ricardo Goulart seguia sendo pouco acionado.

Mas quem levou a melhor foi o Universidad Católica. Minda aproveitou corte insuficiente de Bauermann e chutou forte: 2 a 1, de virada, 42'. O Santos ainda tentou reagir com jogada de Julio e Goulart, mas, com um meio de campo sem criatividade e Lucas Braga apagado, ficou nisso.

Etapa final

O Alvinegro Praiano voltou com Vinícius Zanocelo no lugar de Maranhão, mas já tomando susto. Aos 5', Cortez, do Universidad Católica, mandou bola na trave de João Paulo.

O técnico Fabián Bustos resolveu mexer novamente. Aos 7', saiu Lucas Braga, entrou Ângelo, 17 anos. A torcida, que vaiou o time no fim da etapa inicial, aplaudiu a substituição.

Mas o clima não melhorou. Zanocelo parecia indeciso, e Goulart nitidamente jogava sem ritmo. O que só aumentou a impaciência dos torcedores, especialmente diante da falta de qualidade no meio de campo.

Bustos entendeu o recado da arquibancada e trocou Goulart por Léo Baptistão, que, em seu primeiro lance, aos 21', tentou cruzamento da linha de fundo e ganhou escanteio.

Na continuidade da jogada, o Peixe chegou a balançar as redes com Zanocelo, mas a arbitragem entendeu que Angulo havia participado da jogada em posição irregular. Não valeu. O próprio Baptistão, aos 24', finalizou para fora, para desespero da torcida.

Os visitantes mexeram, e o Santos aumentou a pressão pelo lado esquerdo, com Lucas Pires. Mais uma jogada santista sem desfecho de gol. Assim como a posterior, na qual o Santos pediu pênalti, sem ser atendido.

No entanto, um minuto depois, aí sim, penalidade máxima para o Peixe. Baptistão sofreu empurrão de Ordónez, e ele próprio bateu para marcar, aos 32': 2 a 2.

Bustos novamente mexeu. Lucas Barbosa entrou no lugar de Julio, que se cansou um pouco, e Gabriel Pirani no lugar de Fernández. Pirani buscou o gol, e Barbosa demonstrou energia, mas o gol de desempate não saía. 

Até que Bryan Angulo brilhou: Lucas Pires cruzou da esquerda, e o equatoriano foi certeiro. Cuero ainda tocou na bola, mas não evitou: 3 a 2 para o Santos, aos 39'.

O Alvinegro Praiano tentou mais um gol, mas ficou nisso. Como mandante em 2022, o Santos agora soma três vitórias, dois empates e duas derrotas.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 2 Universidad Católica-EQU

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos

Data e hora: quarta (13/4), às 19h15

Árbitro: José Argote (Venezuela)

Assistentes: Alberto Ponte (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)

Gols: Jhojan Julio (Santos), aos 14'/1ºT; Christian Martínez (Universidad Católica), aos 26'/1ºT; Minda (Universidad Católica), aos 42'/1ºT; Léo Baptistão (Santos), aos 32'/2ºT; Bryan Angulo (Santos), aos 39'/2ºT

Cartões amarelos: Willian Maranhão (Santos), aos 7'/1ºT; Mosquera (Universidad Católica), aos 31'/2ºT

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Willian Maranhão (Vinícius Zanocelo), Rodrigo Fernández, Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Jhojan Julio (Lucas Barbosa); Bryan Angulo e Lucas Braga (Ângelo). Técnico: Fabián Bustos

UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU: Darwin Cuero; Bryan Caicedo, Yúber Mosquera, Gregori Anangonó e Gustavo Cortez; Kevin Minda, Facundo Martínez, Lisandro Alzugaray e Santiago Zamora (Cevallos); Ismael Díaz e Christian Martínez (Ordónez). Técnico: Miguel Rondelli

City passa sufoco, mas segura empate e elimina o Atlético; Firmino faz 2, e Liverpool avança na Champions

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.