Santos tem mais de 40% de risco de ser rebaixado no Brasileirão após perder em casa
Peixe chegou a nove derrotas no campeonato e tem apenas 14 pontos somados até aqui, ocupando a 17ª colocação na tabela
Futebol|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com a derrota para o Internacional, por 2 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos chegou a 40,9% de risco de ser rebaixado novamente para a Série B. Os dados são do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O Peixe estacionou nos 14 pontos e é o 17º colocado na tabela do Brasileirão. Mesmo que vença seu próximo jogo, o time santista ainda terá que torcer por tropeços de seus adversários diretos para sair do Z4.
O Santos ainda tem um jogo adiado para fazer, contra o Palmeiras. No entanto, o Vasco, primeiro time fora da zona de rebaixamento e que tem os mesmos 14 pontos do Peixe, tem dois jogos a menos. Enquanto o Alvinegro Praiano visita o Sport na próxima rodada, o Cruz-Maltino encara o Inter, em Porto Alegre.
Leia mais
- Neymar bate boca com torcedor após derrota do Santos para o Inter; veja o vídeo
- Neymar descontrolado. Xingou e discutiu com torcedor. Durante e depois do jogo. Santos derrotado pelo Inter na Vila Belmiro. Segue mergulhado na zona de rebaixamento. Sai vaiado de campo
- Relembre outras vezes que jogadores protestaram contra os clubes por atrasos de salário
Juventude (18º), Fortaleza (19º) e Sport (20º) são os times que completam a zona de rebaixamento, todos com probabilidade maior de queda que o Santos. O time gaúcho tem 50,7% de risco de cair, já os cearenses têm 58,5%, enquanto os pernambucanos têm 92%. O Vasco, 16º, tem 33,8% de risco de ser rebaixado novamente.
Fantasma de 2023
Em 2023, o Santos foi rebaixado no Brasileirão pela primeira vez sua história. Mesmo após ser campeão da Série B, voltar à elite do futebol nacional e ter o retorno de ninguém menos que Neymar Jr., o Peixe vive roteiro parecido depois de dois anos, e pode cair novamente para a segunda divisão.
O que preocupa a torcida santista é que a campanha de 2025, pelo menos até a 16ª rodada, é ainda pior que a de 2023. Naquela edição, nessa altura da competição, o Santos tinha 17 pontos e era 15º colocado. Ao final do campeonato, o time de Vila Belmiro acabou caindo com 43 pontos, na 17ª colocação.
Em 2025, com 14 pontos, o Peixe precisa somar mais 31 pontos para chegar aos 45, número mágico que, geralmente, é a “nota de corte” para escapar da Série B. Com mais 23 rodadas a disputar, incluindo o jogo atrasado com o Palmeiras, o Santos precisa de um aproveitamento de 45% para conseguir escapar da queda.