Santos perdeu uma única vez para o Mirassol em toda a história
Peixe vem embalado após bater o Flamengo, enquanto o Leão arrancou pontos do Palmeiras depois de empate no Allianz
Futebol|Do R7

A 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reserva um duelo de peso neste sábado (19), às 18h30 (de Brasília). O Santos visita o Mirassol no estádio José Maria de Campos Maia, o popular Maião, e tem a seu favor um retrospecto amplamente favorável. Em 13 confrontos ao longo da história, o Peixe perdeu em apenas uma oportunidade.
A única derrota do Alvinegro Praiano aconteceu no Paulistão de 2022. Na ocasião, o Santos perdeu por 3 a 2, no José Maia. Nos demais jogos, o Peixe levou a melhor em nove oportunidades, com outros três empates. No último encontro entre as duas equipes, na estreia do estadual deste ano, o time de Neymar e companhia também saiu vitorioso ao bater o adversário por 2 a 1 na Vila Belmiro, com dois gols de Guilherme.
No ano passado, as equipes também se encontraram na Série B. Em Mirassol, os times empataram por 0 a 0. Já na Vila, o Santos venceu por 3 a 2. No final, ambos conseguiram o acesso à elite do futebol nacional, com o Peixe campeão, com 68 pontos, seguido do próprio Mirassol, que terminou no segundo lugar, com um ponto a menos.
Pela primeira vez na elite
Essa será a primeira vez que Mirassol e Santos se enfrentam pela Série A do Brasileirão. Dos 13 confrontos, 11 foram pelo Campeonato Paulista e dois pela Série B. O primeiro encontro entre as duas equipes ocorreu lá atrás, em 2008. O jogo, que aconteceu na Vila Belmiro, terminou em vitória santista por 2 a 1.
Ao todo, o Peixe marcou 26 gols e sofreu apenas 14 contra o adversário deste sábado. No Maião, porém, o retrospecto é mais equilibrado, com duas vitórias santistas, dois empate e uma vitória do Leão.
Leia mais
Mirassol forte em casa
Pesa contra o Santos a campanha muito forte do Mirassol dentro de casa. Pelo Brasileirão, o Leão está invicto dentro de seus domínios, com cinco jogos, três vitórias e dois empates. A equipe do interior paulista empatou com Fortaleza (1 a 1) e Atlético-MG (2 a 2), e bateu Corinthians (2 a 1) e Sport (1 a 0), além de ter goleado o Grêmio por 4 a 1.
Soma-se a isso a campanha muito abaixo do Peixe jogando longe da Vila Belmiro. A equipe santista fez sete jogos fora de casa, com cinco derrotas e apenas duas vitórias. O Santos perdeu para Vasco (2 a 1), Fluminense (1 a 0), São Paulo (2 a 1), Grêmio (1 a 0) e Corinthians (1 a 0). Já as duas vitórias ocorreram contra Vitória (1 a 0) e Fortaleza (3 a 2).