Santos: entenda por que Neymar só deve voltar a jogar na última rodada do Paulistão
Camisa 10 do Santos já perdeu sete jogos do estadual. No Brasileirão, atacante deve ser desfalque também contra o Athletico
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Neymar Jr. ainda não entrou em campo em 2026. Após passar por procedimento cirúrgico no joelho esquerdo, o camisa 10 está em fase final de recuperação, já treina com os demais companheiros de time, mas só deve estrear na última rodada do Paulistão, contra o Velo Clube, no próximo domingo (15), às 20h30 (de Brasília). A expectativa inicial era de que o atacante fizesse sua estreia no clássico contra o São Paulo, na última quarta (4).
A decisão de adiar o retorno de Neymar foi tomada em conjunto pelo departamento médico do Peixe e staff do jogador. O planejamento do jogador é só voltar a atuar quando estiver 100% recuperado, para não ocasionar em novas lesões. O atacante ainda tem o sonho de disputar a Copa do Mundo deste ano e, para isso, precisa estar presente na próxima convocação, em março, para os últimos amistosos da seleção antes da disputa do Mundial.
Leia mais
Nesta semana, Neymar já reúne condições de fazer sua estreia. No entanto, o próximo compromisso do Santos, na quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), é diante do Athletico, na Arena da Baixada. O estádio do Furacão utiliza gramado sintético e, como o jogador não atua em pisos artificiais, a estreia deve ser mais uma vez adiada.
Por que não jogou contra o Noroeste?
Uma possibilidade era de que Neymar fizesse sua primeira partida em 2026 contra o Noroeste, no último domingo (8). No entanto, o Santos pregou cautela. Em coletiva após a vitória do Peixe, por 1 a 0, Juan Pablo Vojvoda explicou a situação. “Eu, principalmente, e o estafe dele, juntamente com ele, queremos que ele volte a jogar de um jeito. Aqui está o Neymar do ano 2026. Esse é o Neymar que queremos no Santos, que precisamos no Brasil. É isso. Vejo ele com uma força importante na parte física. Quando falo de força não é academia. Ele faz um contra um e eu exijo dos companheiros que joguem contra ele”, disse.
“O Neymar tem um objetivo importante neste ano e quero que ele consiga. Vou lutar, trabalhar e encontrar o equilíbrio também. Não posso dizer tenho pressa e eu preciso do Neymar. Sim, eu preciso. Mas, primeiro, eu tenho que por o Neymar acima do que nós precisamos como indivíduo. Vai estar pronto e eu confio que no próximo jogo já podemos contar com ele. Se não é no próximo, vamos continuar trabalhando para que assim aconteça”, explicou o argentino.
Santos na corda-bamba
O retorno de Neymar aos gramados será fundamental para as pretensões do Santos no Paulistão. O Peixe tem nove pontos e é apenas o décimo na tabela do estadual. Além da vitória contra o Velo Clube, o clube de Vila Belmiro precisa torcer por combinação de resultados para conseguir avançar ao mata-mata.
No momento, Capivariano, São Paulo, Botafogo-SP, Guarani, Corinthians e Portuguesa estão à frente do Peixe, mas podem ainda serem ultrapassados. A rodada final do Paulistão acontece no próximo domingo (15), com todos os jogos no mesmo horário.














