Santos encara o Novorizontino no Paulistão em meio a transfer ban e com Neymar de titular
Sem poder registrar novas contratações após punição na Fifa, Peixe aposta no retorno de seu camisa 10 para avançar às semis
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Santos visita o Novorizontino neste domingo (22), às 16h (de Brasília), pelas quartas de final do Paulistão 2026. Após sofrer um transfer ban na Fifa pelo não pagamento de dívida envolvendo o atleta João Basso, junto ao Arouca-POR, o Peixe está proibido de registrar novas contratações. Por outro lado, o clube esvaziou o departamento médico, terá todos os seus jogadores a disposição e, possivelmente, Neymar de volta no time titular.
O jogador entrou em campo pela primeira vez no ano na goleada do Santos sobre o Velo Clube, por 6 a 0. Neymar entrou no intervalo e jogou durante todo o segundo tempo, contribuindo com uma assistência para o segundo gol de Gabriel Barbosa. A expectativa é de que o técnico Juan Pablo Vojvoda escale a tão esperada dupla entre os camisas 10 e 9 pela primeira vez no time inicial.
Leia mais
Além de Neymar, o Santos também deve ter o retorno do zagueiro Adonís Frias e do volante Zé Rafael, que treinaram normalmente e estão recuperados de lesão. Dessa forma, o Peixe tem seu departamento médico vazio pela primeira vez no ano e terá todos seus principais jogadores a disposição de Vojvoda.
O Novorizontino, por sua vez, chega embalado após terminar a primeira fase do Paulistão na liderança, e com campanha que teve cinco vitórias, sendo quatro em sequência, com direito a goleada sobre o Palmeiras, por 4 a 0, além de um empate e duas derrotas. Uma delas foi justamente contra o Santos, por 2 a 1, ainda na estreia do estadual.
Transfer ban
A única “baixa” para o Santos é do volante Cristian Oliva, uruguaio de 29 anos recém-contratado pelo Peixe junto ao Nacional-URU. O clube planejava ter o reforço já a disposição para o confronto com o Novorizontino, mas foi surpreendido pelo novo transfer ban na Fifa e está impedido de registrar novas contratações.
O Santos já sabia que seria punido pela Fifa após ser condenado em todas as instâncias no caso do atleta João Basso, em que o Peixe deve 2,6 milhões de euros (R$ 16 milhões) ao Arouca-POR. Em janeiro, o clube teve recurso final negado pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte). O tribunal deu 45 dias para o Santos quitar a dívida, prazo que terminaria no próximo dia 26. Na última quinta-feira (18), porém, o transfer ban foi publicado no site da Fifa, pegando o clube de surpresa.
O clube pagou a primeira parcela da compra do jogador, mas não honrou as parcelas seguintes. Em 2024, o time português pediu o retorno do zagueiro e até ofereceu perdão da dívida, mas o clube não só não aceitou, como não conseguiu entrar em acordo com os portugueses pelo pagamento das parcelas atrasadas.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















