Demissão de Sampaoli é questão de tempo, mesmo se for campeão
FELIPE D C MARTINS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO - 16/08/2023Jorge Sampaoli ainda ocupa o cargo de técnico do Flamengo, mas já está virtualmente demitido. Em reunião, o presidente Rodolfo Landim, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel decidiram que o argentino não permanecerá no cargo em 2024. Neste domingo (24), o treinador pode fazer seu último jogo com o Rubro-Negro, a depender do resultado da partida de volta das finais da Copa do Brasil, diante do São Paulo, no Morumbi.
No entanto, mesmo se vencer a decisão, Sampaoli já está com os dias contados. O argentino desembarcou na Gávea em 14 de abril deste ano. De lá para cá, foram 38 jogos disputados, com 20 vitórias, 10 empates e apenas oito derrotas. Com exceção da Libertadores, em que o Rubro-Negro caiu para o Olimpia-PAR, os resultados colocaram o time carioca na primeira parte da tabela do Brasileirão e na final da Copa do Brasil.
No entanto, o trabalho de Sampaoli ultrapassa o que se vê dentro das quatro linhas. Nos bastidores do Flamengo, a opinião quase que unânime é de que o técnico não tem como permanecer. Quem segurou o treinador depois da derrota para o São Paulo, na partida de ida das finais da Copa do Brasil, foi Landim.
Desde a chegada do argentino, diversos episódios extracampo tomaram conta do noticiário rubro-negro, a começar pela agressão do então preparador físico Pablo Fernández em Pedro. O profissional foi demitido, mas a tragédia que se tornou o trabalho de Sampaoli começou ali.
O treinador não é conhecido por ter um bom trato com seus atletas. Depois da agressão de um membro da sua própria comissão técnica, esperava-se que o argentino conversasse com Pedro, o que demorou semanas para acontecer.
O técnico foi criticado internamente por dar pouca atenção a jogadores não aproveitados, como Rodrigo Caio, Rossi e Pablo. Outro episódio que mostrou a falta de habilidade em lidar com os anseios de um elenco estrelado foi a briga entre Varella e Gerson.
Sem apoio da diretoria e totalmente desalinhado com os jogadores que comanda, a demissão de Sampaoli é uma questão de tempo.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
No Brasileirão, os últimos jogos foram de um nível muito abaixo do que o Flamengo pode apresentar, com derrota de 3 a 0 para o Athletico e empates sem gols com Inter e Goiás. A exceção foi a vitória contra o Botafogo, em que o time jogou bem.
A história de Sampaoli no Flamengo parece cada vez mais perto do fim. Seja neste domingo ou no final da temporada, fato é que o trabalho do argentino na Gávea foi abaixo do que era esperado. Ele, que sempre cobrou reforços nos times que comandou, enfim teve o elenco estrelado que sempre sonhou, mas falhou.
Cinco finais perdidas, brigas e clima tenso: entenda a crise do Flamengo em sete atos