Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Robinho dribla vizinhança, mas não sai do imaginário santista

Nos arredores onde vive, moradores têm mais lembranças do que encontros com o ex-jogador; longe dali, estaria de volta ao futevôlei

Futebol|Do Live Futebol BR

Último andar iluminado é sinal de Robinho presente, dizem vizinhos
Último andar iluminado é sinal de Robinho presente, dizem vizinhos Último andar iluminado é sinal de Robinho presente, dizem vizinhos

O último andar todo aceso é sinal de que Robinho está em casa, dizem os vizinhos. Mas, recentemente, as luzes no imóvel com vista para o mar de Santos não são mais prenúncio de que ele será reconhecido nos arredores.

Desde a sua condenação definitiva na Itália, em 19 de janeiro de 2022, por participação em um estupro coletivo, o ex-camisa 7 e cinco vezes campeão pelo Santos reduziu seus contatos mais diretos no entorno. Bem diferente de outros tempos.

“Antes estava sempre aqui por perto. Afinal, mora bem próximo. Hoje, sinceramente, é até difícil reconhecer se é o Robinho mesmo porque usa boné, óculos escuros e máscara”, conta um antigo morador de um residencial na rua ao lado.

Leia também

Um serviços gerais diz ter visto Robinho sem máscara na quarta-feira (3). “Mas foi dentro do prédio, perto da garagem. Ele conversava com um ajudante”.

Publicidade

O apartamento do ex-jogador fica na praia de Aparecida, altura do canal 6. Em volta tem cafeteria, restaurante, padaria, disk-água, adega, quiosques, lanchonetes, loja de material de construção... “Ele aparecia de vez em quando em busca de alguma coisinha. Sumiu”, conta o dono da loja – há décadas no mesmo ponto.

Em padaria de esquina, Robinho surgiu “disfarçado” para comprar pão, relata um funcionário. Sempre o mesmo figurino: máscara, boné, óculos escuros. “Todo mundo estranhou porque, hoje em dia, é quase incomum essa combinação sem ser em um lugar fechado. A padaria é toda aberta, bem arejada. Quando ele saiu apressado, um cliente avisou: ‘Era o Robinho. Vocês nem perceberam’”.

Publicidade

Um voluntário que presta serviços ao lado do edifício conta ter visto, há pouco tempo, Robinho sair de bicicleta e com patinete elétrico – que, em novembro, chegou a ser apreendida na orla por falta de documentação. “Mas ele vai assim: tipo voando, muito rápido mesmo”.

Uma das quadras longe do prédio
Uma das quadras longe do prédio Uma das quadras longe do prédio

Em outro ponto

Publicidade

Um dos destinos é o canal 3, já mais longe do apartamento, onde ainda pratica futevôlei, segundo frequentadores. Até hoje há traves com nome dele numa das quadras. O pai de um goleiro diz que Robinho esteve por lá na manhã nublada de sábado (6). “Jogou um pouco mais ali na frente. É gente boa com todos”.

O futevôlei é a atividade onde Robinho se sente mais à vontade. Em 26 de dezembro de 2021, um mês antes da condenação, foi visto em uma partida a alguns metros de onde mora – mas, pelo menos ali, não mais.

“Estou todos os dias e foi só daquela vez. Acho que ele prefere mesmo no canal 3 porque tem muitos amigos do futebol naquela área”, acredita outro vizinho. “Aqui no nosso trecho não jogou de novo, não”, confirmou, na tarde deste sábado (13), o dono de um quiosque ao lado.

Nova realidade

Mas ele realmente sumiu da vizinhança? Segundo um vendedor de coco, Robinho passou rapidamente por ali “faz um mês e meio”. “Quem esteve mesmo e parou esses dias foi o Zé Love”. Hoje sem clube, Zé Love foi campeão com Neymar no Santos.

Segundo o funcionário do maior supermercado das imediações, Robinho esteve por lá há pouco tempo. “À noite, mas um amigo desceu e fez a compra. Robinho ficou no estacionamento”.

Outros ex-jogadores do Peixe são vistos com frequência na cidade, inclusive nas ruas, lotéricas e mercados. Robinho desapareceu, inclusive, da arte de divulgação da Fifa para uma série recém-lançada sobre a base do Santos, de onde saiu para o estrelato.

E, igualmente, sumiu a vontade de vizinhos aparecerem quando falam dele: apesar de elogios sobre a forma como trata quem o reconhece, ninguém quis sair em foto para esta reportagem.

Contexto

Robinho não cumpre prisão porque o brasileiro nato não pode ser extraditado para a Itália, conforme determina a Constituição. Ele e um amigo foram condenados em última instância por violência sexual de grupo contra uma albanesa numa boate de Milão, em 2013, quando já jogava pelo Milan.

“Robinho entendeu rapidamente que, a essa altura, quanto menos aparecer, inclusive na vizinhança, melhor. Até por isso também fica muito na casa de condomínio que tem no Guarujá, que é o que deve ter acontecido nesses últimos dias”, acrescenta um comerciante e também vizinho. Se nada mudar, sinal de Robinho nas imediações, só mesmo o das luzes do apartamento.

Da festa à condenação: relembre o caso Robinho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.