Ressurgimento da Série B, conquista da Copa e seleção: o histórico de Mano no Corinthians
Escolhido para substituir Vanderlei Luxemburgo, o treinador gaúcho vai para a sua terceira passagem pelo Parque São Jorge
Futebol|Do Live Futebol BR
A terceira passagem de Mano Menezes pelo Corinthians teve início nesta quinta-feira (28). O gaúcho de 61 anos chega querendo melhorar o aproveitamento de 63,44% nos 248 jogos que dirigiu o Timão. Foram 136 vitórias, 64 empates e 48 derrotas.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Tudo começou em dezembro de 2007, quando Mano Menezes foi a aposta da diretoria para reerguer o Corinthians, que havia acabado de ser rebaixado para a Série B do Brasileiro pela primeira vez na história.
Leia também
Mesmo sob muita pressão, o treinador realizou um grande trabalho e cumpriu sua missão: devolveu o Corinthians à elite nacional com o título da Série B. Na melhor campanha de um time desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, o Timão teve apenas três derrotas.
E 2008 só não foi melhor porque o Corinthians ficou com o vice da Copa do Brasil ao perder a final para o Sport. Mas esse título viria no ano seguinte, sobre o Internacional. Antes, Mano Menezes havia conquistado o Campeonato Paulista de forma invicta.
A primeira passagem de Mano Menezes pelo Corinthians foi encerrada em julho de 2010, por causa de uma proposta da seleção brasileira. O treinador aceitou o convite feito pela CBF e deixou o Timão na liderança do Brasileirão - o clube terminaria em terceiro lugar.
Foram dois anos no comando da seleção brasileira, encerrada de forma prematura em 2012. No ano seguinte, teve uma passagem apagada pelo Flamengo, antes de ser anunciado como treinador do Corinthians para 2014.
Assim como aconteceu anterioramente, Mano Menezes chegou ao Parque São Jorge durante um processo de reconstrução. No Campeonato Paulista, o Corinthians decepcionou e foi eliminado ainda na primeira fase. Com muito trabalho e contando com reforços, o treinador levou o Timão para a Copa Libertadores de 2015, com o quarto lugar no Brasileirão.
Ao fim da temporada, a diretoria decidiu não renovar o contrato de Mano Menezes depois que Tite voltou ao mercado de trabalho após tirar um sabático em 2014. Agora, o treinador espera escrever mais um capítulo na história do Corinthians.
Luxemburgo é o 18º técnico a cair no Brasileirão 2023; relembre todas as demissões
" gallery_id="6446e1b7c012adcdc0001429" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/ressurgimento-da-serie-b-conquista-da-copa-e-selecao-brasileira-o-historico-de-mano-no-corinthians-28092023"]