Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Renato Paiva vai cair? Entenda o dilema que o técnico vive no início de trabalho no Botafogo

Sob pressão da torcida após um desempenho ruim no Brasileirão e na Libertadores, equipe carioca enfrenta o Internacional, neste domingo (11)

Futebol|Do R7

Renato Paiva está pressionado no Botafogo após desempenho ruim do time em 2025 Vítor Silva/Botafogo/28.02.2025

Renato Paiva chegou ao Botafogo no final de fevereiro com a difícil missão de repetir a campanha mais vitoriosa da história do clube em 2024. Atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, o clube carioca passou por uma intensa reformulação que vai desde a chegada do técnico português à saída dos principais craques da equipe, Luiz Henrique, e Thiago Almada, titulares absolutos na temporada passada.

Em 2025, a dificuldade de entrosar o novo elenco e construir uma escalação vitoriosa tem gerado um pedido intenso da torcida pela saída do técnico. Quando questionado sobre uma possível pressão interna que teria acontecido nos bastidores do clube, o dono da SAF Alvinegra, John Textor, defendeu a permanência de Paiva no final de abril.

“Nosso treinador é muito bom, mas estamos em um momento que nossos jogadores não estão executando. Acredito no treinador e no sistema de jogo. Nossos jogadores sabem bem da responsabilidade que carregam em seus ombros. A temporada ainda é nova, mas a tradição do pânico é velha. Vamos nos esforçar para melhorar, e vamos nos ajustar em julho se necessário, assim como foi no ano passado”, escreveu o empresário norte-americano em uma publicação.

Renato Paiva e John Textor durante a apresentação do técnico português Vítor Silva/Botafogo/28.02.2025

Após pouco mais de três meses sob o comando de Paiva, o Botafogo tem chance de não se classificar para as oitavas de final da Libertadores. O único clube que os cariocas venceram na competição foi o Carabobo, da Venezuela, em duas ocasiões, nas quatro rodadas da competição que disputou até aqui. A equipe está na terceira colocação do grupo A com seis pontos.


O time sofreu para vencer a equipe venezuelana, na terça-feira (6), por 2 a 1. O gol da vitória foi marcado nos acréscimos do segundo tempo pelo lateral-esquerdo Cuiabano, que salvou o resultado. O Botafogo perdeu os outros dois jogos da fase de grupos contra o Estudiantes, oitavo colocado do Campeonato Argentino, por 1 a 0, e para o Universidad de Chile, sétimo no Campeonato Chileno, também por 1 a 0.

A equipe carioca também não faz boa campanha no Brasileirão, somando oito pontos em sete jogos e ocupando a 12ª colocação no campeonato. Apenas duas vitórias contra o Fluminense e o Juventude, ambas por 2 a 0.


A principal dificuldade do time tem sido a construção de jogadas ofensivas que criem real perigo para os adversários. Os atacantes titulares do clube vivem uma seca de gols. Igor Jesus, destaque em 2024 que chegou a ser convocado pela seleção brasileira na época, ainda não marcou na Libertadores e tem apenas dois gols no Campeonato Brasileiro em sete partidas. Com apenas quatro gols em toda a temporada até aqui, o camisa 99 ainda é o artilheiro da equipe.

Contratação do time para 2025, Gonzalo Mastriani tem ganhado a titularidade ao lado de Igor Jesus com Renato Paiva. Contudo, o uruguaio teve uma lesão na coxa esquerda e pode ficar fora por até um mês, juntando-se a uma lista longa de jogadores no departamento médico do clube.


Bastos, que ainda não disputou um jogo nesta temporada, Alexander Barboza, Savarino e Matheus Martins são os demais nomes com questões médicas, o que também atrapalha os planos de Paiva ao pensar na escalação principal.

Rwan Cruz, que também chegou para reforçar o ataque do alvinegro nesta janela de transferências, não tem conseguido se firmar na equipe de Paiva. O treinador chegou até a ser questionado sobre deixar o jogador, que custou mais de R$ 48 milhões aos cofres do clube, no banco de reservas. “Eu não coloco jogadores porque custam 50 milhões. Basta ver atrás ou só vemos o que se erra? Não podemos ver só o que se erra, mas o que se acerta também”, respondeu o treinador.

Partida decisiva contra o Inter

O Botafogo encara o Internacional, neste domingo (11), no Estádio Nilton Santos, às 20h. O Colorado vem de uma derrota por 3 a 1 para o Atlético Nacional na Libertadores, o que o deixou na terceira colocação do grupo F, considerado o grupo da “morte” da Liberta de 2025. Na quinta-feira (15), o Inter enfrenta o Nacional fora de casa e precisa vencer caso queira encaminhar a classificação para as oitavas de final.

O Botafogo também terá uma semana decisiva na competição continental, jogando contra o Estudiantes, nesta quarta-feira (14). As duas rodadas consecutivas da Libertadores podem dificultar ainda mais o planejamento das equipes, em especial, a de Renato Paiva.

A RECORD transmite o jogo entre Botafogo e Internacional, ao vivo, neste domingo, a partir das 19h30. A partida, válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, também será exibido no R7.com e PlayPlus.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.