Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Rei dos empates: invicto, São Paulo busca segunda vitória no Brasileirão

Tricolor acumula seis empates em sete jogos no campeonato e está estagnado na 11ª colocação

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

São Paulo contou com o retorno de Lucas Moura, na última sexta-feira (2) Erik Maciel/saopaulofc

O único time invicto do Brasileirão em 2025 após sete rodadas está na 11ª colocação do campeonato: o São Paulo acumula seis empates e apenas uma vitória. O Tricolor enfrenta o Palmeiras, neste domingo (11), na Arena Barueri, com a missão de evitar mais um empate.

Contudo, para má sorte do torcedor tricolor, o São Paulo não vence o Palmeiras desde a final da Supercopa do Brasil no dia 4 de fevereiro de 2024 nos pênaltis, após a partida terminar empatada sem gols. Nos últimos cinco confrontos, os times empataram três vezes, e o Palmeiras venceu duas, sendo uma delas, a polêmica semifinal do Paulistão deste ano.

A grande deficiência do São Paulo neste campeonato tem sido a efetividade ofensiva. Com seis gols feitos e cinco concedidos, o saldo do tricolor é positivo, mas não tem garantido as vitórias que o time precisa para pelo menos lutar para uma vaga na Libertadores do ano que vem. Em três ocasiões, a equipe empatou em partidas sem gols. Após o jogo contra o Fortaleza, o time deixou o campo do MorumBis com vaias da torcida.

O meia Lucas Moura, que voltou a atuar pelo São Paulo na última rodada do Brasileiro depois de ficar fora por dez partidas, admitiu que se incomodou com a falta de vitórias da equipe, mas defendeu o time no que chamou de um “jogo difícil” contra o Fortaleza, na última rodada.


“Incomoda, né? Claro que a gente está sem perder também, mas a gente tem que pontuar mais, a gente tem que vencer. Acho que tem jogos aí que a gente tem perfomado bem, não tem conseguido os três pontos. Acho que é, claro, a gente não pode perder, mas alguns jogos a gente poderia ter ganhado. Acho que hoje era um exemplo disso”, disse Lucas em entrevista coletiva pós-jogo.

A falha em manter o resultado conquistado também tem sido um problema para a equipe tricolor. Nos empates contra o Cruzeiro e o Botafogo, o São Paulo concedeu três gols após abrir o placar do jogo. Mesmo na vitória contra o Santos, a equipe concedeu um gol ao time depois de abrir uma vantagem de 2 a 0. A única exceção é contra o Ceará, na sexta rodada do Brasileirão, em que o São Paulo buscou o empate após levar um gol aos quatro minutos.


O rei dos empates e das Copas

Enquanto no Brasileirão o São Paulo vive empates amargos, nas Copas que disputa a história é diferente. O Tricolor encaminhou bem a classificação para as oitavas de final da Libertadores após vencer o Alianza Lima, no Peru, por 2 a 0, na terça-feira (6). O Tricolor lidera o grupo D da competição invicto com dez pontos. Em quatro partidas, foram três vitórias e sete gols marcados, apenas um empate concedido contra o próprio Alianza Lima, no Morumbis.

Artilheiro da equipe em 2025, André Silva fez dois gols contra o Alianza Lima Rubens Chiri/São Paulo FC

O São Paulo também venceu o único jogo que disputou na Copa do Brasil. No primeiro jogo da terceira rodada do torneio, o clube bateu o Náutico por 2 a 1 e encaminhou a classificação. Com o calendário cheio, o bom desempenho em Copas, fez o torcedor questionar se o time priorizaria essas competições em detrimento do Brasileirão.


Durante uma entrevista coletiva após o empate sem gols com o Fortaleza, o argentino respondeu essa questão com uma negativa. “No Brasileirão, competimos. São muitos empates. Talvez fosse melhor perder e ganhar, já que isso soma mais pontos. Mas não vamos priorizar as copas por isso”, explicou Zubeldía.

Palmeiras x São Paulo

O Choque-Rei acontece, neste domingo (11), na Arena Barueri. O Palmeiras é o atual líder do Brasileirão, com 16 pontos e cinco vitórias, empatado com o Bragantino. O Verdão vem de uma vitória por 1 a 0 contra o Vasco no Brasileiro, que marcou o primeiro gol de Vitor Roque pelo clube, e de uma classificação com duas rodadas de antecedência para as oitavas de final da Libertadores, tornando-se o primeiro clube a garantir a vaga. Diante da boa fase do rival, o São Paulo quer interromper a sequência dos alviverdes e quebrar o jejum de vitórias no Choque-Rei.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.