Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Regra muda e times do Brasil poderão ter cinco estrangeiros

Novo limite foi sugestão de Grêmio, Inter e Palmeiras e vale a partir de 2014

Futebol|Do R7

Além de Barcos, Grêmio tem mais três gringos no elenco e pode ter mais
Além de Barcos, Grêmio tem mais três gringos no elenco e pode ter mais Luiz Munhoz

Poucas horas depois do sorteio da Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu divulgar uma mudança importante no futebol nacional. A partir do ano que vem, os clubes do País poderão utilizar, a cada partida, até cinco jogadores estrangeiros. Atualmente esse limite, em competições nacionais, é de três atletas.

A mudança aparece no artigo 45 do Regulamento Geral das Competições, divulgado pela entidade na tarde desta sexta-feira. "Os clubes poderão incluir até cinco atletas estrangeiros nas suas partidas, dentre os relacionados na súmula", diz o texto.

A alteração na regra agrada principalmente a Grêmio, Internacional e Palmeiras, e deve abrir o mercado brasileiro para jogadores estrangeiros, especialmente dos vizinhos sul-americanos. Os gremistas, por exemplo, têm no seu elenco o uruguaio Maxi Rodríguez, o paraguaio Riveros, o argentino Barcos e o chileno Vargas. Pelas regras atuais, um deles obrigatoriamente tem que ficar de fora até do banco de reservas.

Brasil escapa de grupo da morte no Mundial 2014


Jogador gringo leva machadada em briga de bar

Após sorteio, Galvão Bueno é alvo de reclamações na internet


A novidade deve servir para desafogar um pouco a folha salarial dos clubes, uma vez que os salários pagos a jogadores vindos de outros centros do futebol sul-americano, via de regra, são mais baixos do que aquele pagos a atletas brasileiros. O Palmeiras mesmo encontrou no uruguaio Eguren e no paraguaio Mendieta dois nomes baratos e tirou eles do Libertad.

Atualmente, o Grêmio conta com quatro estrangeiros no elenco. Como Riveros, Barcos e Vargas estão frequentemente entre os relacionados para os jogos do Tricolor, o uruguaio Maxi Rodríguez teve poucas oportunidades nesta temporada, ganhando espaço quando um dos outros estrangeiros não esteve apto para jogar.


A mudança atende ao pedido feito pelo Grêmio no final do mês de novembro, quando o Tricolor solicitou o aumento, de três para cinco, do número de estrangeiros aptos a disputarem partidas de competições nacionais. O diretor executivo de futebol, Rui Costa, comemora a alteração adotada pela CBF.

“O Grêmio recebe com muita satisfação essa notícia porque abre uma possibilidade muito interessante em um mercado no qual nós atuamos há algum tempo. É importante pela abertura de mercado, pelo fato de o presidente Fábio Koff ser um dirigente de muita influência, pela mobilização do nosso jurídico acerca do tema e para o Departamento de Futebol que, desde o início, levantou essa bandeira”, declara o dirigente

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.