Futebol Real Madrid e Liverpool farão a final da Champions pela 2ª vez na história

Real Madrid e Liverpool farão a final da Champions pela 2ª vez na história

Espanhóis e ingleses se enfrentaram na decisão da Champions da temporada 1980/81; o Liverpool venceu por 1 a 0 e chegou ao 3º título europeu

real madrid, liverpool, champions, final, 1981, história do futebol

O Liverpool chegou ao 3º título da Champions com a vitória sobre o Real, em 1981

O Liverpool chegou ao 3º título da Champions com a vitória sobre o Real, em 1981

Reprodução

Liverpool e Real Madrid decidirão a Liga dos Campeões da Europa neste sábado (26), às 15h45 (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. Será a segunda vez que as duas equipes se encontram em uma decisão do principal torneio europeu.

Na primeira decisão entre ambos, em 1981, ingleses e espanhóis se enfrentaram no Parque dos Príncipes, em Paris, na disputa pelo título da 26ª edição da Champions. Naquela ocasião, o Liverpool levou a melhor: venceu por 1 a 0 e chegou ao terceiro título europeu de sua história — o Real Madrid já buscava a sexta conquista.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Atualmente, o Liverpool, que ganhou o último título europeu na temporada 2004/05, tem como maiores estrelas o egípcio Mohamed Salah, o brasileiro Roberto Firmino e o senegalês Saidio Mané, além do técnico alemão Jürgen Klopp. Em 1981, a equipe inglesa — bicampeã europeia e 1977/78 — era comandada em campo pelo atacante escocês Kenny Dalglish e pelo técnico Bob Paisley, primeiro treinador a conquistar a competição três vezes e que se tornou uma lenda para os torcedores do Liverpool. O gol do título foi marcado pelo lateral-esquerdo Alan Kennedy, aos 36 minutos do segundo tempo.

O Real Madrid, atual bicampeão da Champions (2015/16 e 2016/17) já era uma grande equipe europeia, mas não tinha o mesmo esquadrão dos anos 1950/60, com Di Stéfano e Puskás. Um dos jogadores que atuaram naquela final foi o meio-campista Vicente Del Bosque, que seria treinador do próprio clube e campeão mundial com a seleção espanhola na Copa de 2010.

O treinador Bob Paisley se tornou lenda no Liverpool ao vencer a Champions de 1981

O treinador Bob Paisley se tornou lenda no Liverpool ao vencer a Champions de 1981

Reprodução/Site Liverpool

Mundial Interclubes

A vitória sobre o time merengue credenciou o Liverpool à disputa da Copa Intercontinental, torneio equivalente ao Mundial Interclubes, em jogo único, diante do Flamengo, no estádio Nacional de Tóquio, em dezembro daquele ano.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

O time rubro-negro carioca era tido como a maior força do futebol brasileiro à época – tinha craques como Zico, Adílio, Andrade, Leandro, Júnior, Nunes e o goleiro Raul Plassmann. O Flamengo venceu por 3 a 0, resultado que ainda é a maior diferença de gols em uma final de mundial entre clubes.

Final da Champions terá 20 craques convocados para Copa do Mundo:

    Access log