Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Rakitic, maestro do Sevilla, preparado para a final da Liga Europa

Futebol|Do R7

Com a técnica afiada e a cabeça no lugar, Ivan Rakitic tornou-se o destaque do meio-campo do Sevilla, numa temporada que o clube espanhol quer concluir com chave de ouro, conquistando a Liga Europa contra o Benfica, na final em Turim.

Com o croata como capitão, os andaluzes passaram por todos os obstáculos até a grande final: uma classificação nos pênaltis contra o rival Betis nas oitavas (0-2, 2-0), uma grande virada para cima do Porto nas quartas (0-1, 4-1) e uma classificação à final arrancada nos acréscimos diante do Valencia (2-0, 1-3).

Em todos os jogos, Rakitic foi determinante, comandando o meio de campo e acalmando os companheiros nas horas mais tensas. De bom passe e com certa habilidade, o jogador da seleção croata é um meia técnico e físico que prima pela qualidade na bola parada.

"Não foi fácil reverter o resultado contra o Betis, depois contra o Porto e ainda mais contra o Valencia, no último minuto. Isto mostra nosso estado de espírito", declarou o jogador de 26 anos no site da Uefa. "Todo o grupo fez um trabalho impressionante e acredito que merecemos estar na final".


De fato, o Sevilla veio de longe para buscar este título. Nono colocado no Campeonato Espanhol na última temporada, o clube beneficiou-se das punições sofridas por Málaga (6º) e Rayo Vallecano (8º) para ficar com a vaga na Liga Europa, na qual passou por todas as fases pacientemente, até chegar à final.

O que pouca gente sabe é que Rakitic precisou aprender a ter sangue frio muito cedo, quando passou por um momento difícil na vida pessoal. O jogador, nascido na Suíça, escolheu defender a Croácia, país de origem dos pais, e acabou sendo ameaçado de morte por esta decisão.


Em maio, o capitão soube acalmar os nervos dos companheiros contra o Valencia, na partida de volta da Liga Europa (1-3), quando o Sevilla estava praticamente eliminado ao levar o terceiro gol a 20 minutos do fim da partida.

"Este momento não foi fácil para mim, porque não conseguia acreditar que eles estavam vencendo por 3 a 0. Mas sempre mantive a cabeça erguida, pensando positivo", explicou. O gol salvador do camaronês Stéphane Mbia acabou se transformando "num momento inesquecível, que mostrou a força de nossa equipe".


O croata, que fez sua melhor temporada na Espanha (12 gols e 10 assistências na Liga) desde que chegou ao Sevilla em 2011, vem sendo assediado por grandes clubes europeus, mas se mantém focado num só objetivo: conquistar a terceira Liga Europa do clube andaluz em sete anos.

"Acredito que a Liga Europa de 2014 pode terminar como as de 2006 e 2007. Sabemos tudo que ela representa para o clube e para os torcedores. Nós estamos muito confiante e isso é normal. Se uma equipe pode chegar na final, ela também pode vencer", concluiu Rakitic.

jed/jcp/am

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.