Rafael volta a atuar pelo Botafogo após longo período afastado
Lateral-direito se recuperou de uma lesão no tendão calcâneo do pé direito e atuou por 50 minutos no empate com o Juventude
Futebol|Do Live Futebol BR
Luís Castro tem poucas coisas a serem aproveitadas do duelo com o Juventude, que terminou com novo tropeço do Botafogo no empate em 2 a 2 no Alfredo Jaconi, casa do Papo, em Caxias do Sul. Uma delas é um retorno esperado e desejado há algumas semanas. Rafael, uma das referências, voltou a ser opção.
O lateral-direito não vestia a camisa do Botafogo em uma partida desde a estreia da equipe na temporada, no empate em 1 a 1 com o Boavista pelo Campeonato Carioca. Na época, o elenco completamente diferente do visto nos dias atuais ainda era comandado por Enderson Moreira.
Na ocasião, Rafael se lesionou ainda no primeiro tempo. Após exames de imagem, foi constatada ruptura do tendão calcâneo do pé direito, que precisou ser corrigido com procedimento cirúrgico. A recuperação foi de aproximadamente seis meses.
Leia também
Luís Castro surpreendeu logo no intervalo da partida contra o Juventude, neste domingo (21). Saravia, que fazia boa partida pelo lado direito, deu lugar ao camisa sete do Glorioso que, mesmo sem ritmo, mostrou o motivo de tamanha ansiedade por parte do departamento de futebol.
Ainda lento e precisando se readaptar, o jogador virou boa opção na construção da equipe - que apresentou grande volume de jogo - e conseguiu se soltar dentro de suas limitações. Participativo, o defensor, no entanto, acabou comprometendo no segundo gol marcado pelo Papo, com Pitta (que abriu o placar para os donos da casa).
O cenário ideal mostra que Rafael deve ser titular da lateral direita do Botafogo sem muito esforço. Ainda longe da forma física ideal, o experiente contratado ainda em 2021 vê a concorrência tendo destaque negativo na temporada. Daniel Borges, outra peça da posição, também está em baixa.
O Botafogo volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (28), desta vez no Estádio Nilton Santos, para o grande clássico contra o Flamengo. O Glorioso soma 27 pontos na tabela e precisa voltar a vencer para se afastar da parte inferior da competição.
De cara nova: Botafogo incrementa elenco na segunda janela de transferências