Quem é o brasileiro que foi pupilo de Diniz e brilhou contra a Juventus na Champions
Revelado pelo São Paulo, Gabriel Sara foi eleito o melhor em campo na vitória do Galatasaray por 5 a 2, pelos playoffs do torneio
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gabriel Sara é mais um brasileiro a brilhar nos gramados da Europa. Revelado pelo São Paulo, Sara foi pupilo de Fernando Diniz durante o período do treinador no Tricolor e foi vendido ao Norwich, da Inglaterra, em 2022, por cerca de 10 milhões de euros. Dois anos depois, foi comprado pelo Galatasaray, da Turquia, por 18 milhões de euros. E o investimento dos turcos tem dado certo.
Na última partida, contra a Juventus, pelo jogo de ida dos playoffs da Champions League, Sara foi o nome da partida, marcando um gol e distribuindo uma assistência. O Galatasaray venceu por 5 a 2 e largou na frente por uma vaga nas oitavas de final do mais importante torneio entre clubes do planeta. Desde que chegou ao futebol turco, Gabriel Sara já foi campeão nacional e da Copa da Turquia. Na temporada, o jogador de 26 anos tem seis gols e três passes para companheiros marcarem.
Leia mais
“Uma noite especial, daquelas que você sonha. Muito orgulhoso deste grupo pelo empenho e espírito que mostramos em campo. Parabéns a todos pelo ótimo trabalho até agora. Pés no chão, nada está feito ainda. Foco total na segunda etapa!”, escreveu Sara em publicação nas redes, comemorando a vitória e o prêmio de MVP da partida.
Pupilo de Diniz
Revelado em 2019 pelo São Paulo, Gabriel Sara foi peça fundamental do time de Fernando Diniz no Tricolor que, um ano mais tarde, brigaria pelo título brasileiro. Habilidoso e com bom arremate de média distância, o jogador era ponta de origem, mas foi transformado em meio-campista por Diniz, que viu potencial no atleta atuando em outra faixa do campo.
As críticas foram pesadas, e Diniz saiu em defesa de seu jogador em mais de uma oportunidade. No ano seguinte, após a demissão do treinador, Sara e o São Paulo foram campeões paulistas. Em 2022, o meia começou sua jornada no futebol europeu ao ser vendido ao Norwich, da Inglaterra, onde somou 21 gols e 17 assistências, foi eleito o melhor jogador do time na temporada 2022/23 e integrou a seleção da Championship, a segunda divisão da Inglaterra, em 2023/24.
Valor recorde na Turquia
O bom desempenho levou o Galatasaray, maior clube do futebol turco, a investir 18 milhões de euros, cerca de R$ 113 milhões na cotação da época, em 2024, valor recorde para o futebol turco naquela ocasião. Em pouco mais de um ano e meio, o jogador já tem na prateleira os títulos da Copa da Turquia e da Süperlig, a liga turca.
Após ser eleito craque do jogo na vitória por 5 a 2 diante da Juventus, Sara e o Galatasaray entram em campo neste final de semana, no sábado (21), às 14h (de Brasília), para encarar o Konyaspor, pelo campeonato turco. Na próxima quarta-feira (25), o time tem o jogo de volta dos playoffs da Champions League, às 17h (de Brasília), contra a Juve, fora de casa.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













