Quem é Luciano Juba, lateral do Bahia convocado para a seleção brasileira pela 1ª vez
Jogador convocado por Carlo Ancelotti deve disputar espaço em uma posição que tem sido testada pelo técnico italiano
Seleção brasileira|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Entre os 26 jogadores chamados por Carlo Ancelotti para a última Data Fifa de 2025, um nome chamou atenção nesta segunda-feira (3) ao receber a primeira oportunidade na seleção brasileira. Luciano Juba, lateral-esquerdo do Bahia, foi convocado para os amistosos contra Senegal e Tunísia, em um momento em que a posição ainda não tem um titular definido.
Aos 26 anos, Juba vive o melhor momento da carreira. O jogador se destacou sob o comando de Rogério Ceni e conquistou espaço no Bahia com atuações consistentes e números expressivos. Mesmo atuando mais recuado, soma seis gols e oito assistências na temporada atual. Desde 2023, quando chegou ao clube, são 133 partidas, dez gols e 15 assistências.
O desempenho chamou a atenção de Ancelotti, que elogiou o jogador ao justificar a convocação. “Um perfil técnico muito importante. Ontem [domingo (2), quando o Bahia venceu o Bragantino por 2 a 1] fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação”, disse o treinador italiano.
Natural de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, Luciano Batista da Silva Junior iniciou a carreira no clube de sua cidade natal e foi emprestado à base do Sport em 2017. No Leão da Ilha, começou como meia-atacante, mas foi adaptado à lateral-esquerda em 2019, quando passou a se destacar pela qualidade ofensiva. Foi promovido ao elenco profissional em 2020 e, após um breve empréstimo ao Confiança em 2021, retornou ao Sport, onde encerrou o contrato antes de se transferir para o Bahia em 2023.
Leia mais:
No clube baiano, o técnico Rogério Ceni foi quem retomou Juba à função original de lateral, adaptando-o a um papel tático mais dinâmico. “Juba é um menino fantástico. Tem talento, passe, construção. Talvez seja o cara que mais cresceu desde a nossa chegada. Alguns jogadores se adaptaram a funções. E o Juba tem feito essa função com liberdade para dentro, ora fazendo ultrapassagem, ora atacando espaços”, afirmou o treinador, após uma vitória sobre o Fluminense pela Copa do Brasil.
A convocação confirma a previsão de Ceni, que já havia antecipado que o bom momento do jogador poderia render uma oportunidade na seleção. “Tenho um feeling que teremos um segundo jogador convocado”, declarou o técnico na época, ao se referir também a João Lucas, chamado naquela ocasião.
Nas redes sociais, Juba comemorou o chamado com um texto emocionado. “Desde criança, abri mão de muita coisa para me profissionalizar no futebol. Por mais que estivesse distante, nunca desisti de lutar pelos meus objetivos e sonhar cada vez mais alto. Hoje posso dizer que realizo meu sonho de criança de ter a honra de vestir a camisa da seleção brasileira e vou dar o meu máximo para representar meu país”, escreveu.
O jogador ainda agradeceu o apoio da família, da esposa Yasmin, do filho Gael e da avó, a quem dedicou o momento especial. “Essa conquista é nossa. Tudo por vocês”, completou.
Com a convocação, Juba passa a disputar espaço em uma posição que tem sido testada por Ancelotti. O treinador já observou Alex Sandro, Caio Henrique, Carlos Augusto e Douglas Santos. Agora, aposta em um nome que reúne intensidade, capacidade ofensiva e boa leitura tática.
O Brasil enfrenta Senegal, em Londres, no dia 15 de novembro, às 13h, e Tunísia, em Lille, no dia 18, às 16h30. Antes de se apresentar à seleção, Juba deve jogar pelo Bahia contra Atlético-MG e Internacional pelo Campeonato Brasileiro, já que o clube não terá compromissos durante a Data Fifa.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
