Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Quando Lucas Moura deve retornar aos gramados pelo São Paulo?

Peça fundamental do Tricolor, Lucas sofreu uma lesão no ligamento posterior do joelho em março

Futebol|Do R7

São Paulo trabalha com a expectativa de contar com Lucas no dia 23 de abril
São Paulo trabalha com a expectativa de contar com o jogador no dia 23 de abril Erico Leonan / São Paulo FC

Há mais de um mês afastado dos gramados, Lucas Moura ainda não tem uma data certa para voltar a atuar pelo São Paulo. O camisa 7 sofreu uma lesão no joelho direito durante o clássico contra o Palmeiras, em 10 de março, pela semifinal do Campeonato Paulista. Desde então, desfalca a equipe e segue em recuperação no CT da Barra Funda.

No lance da lesão, Lucas foi parado com um puxão e caiu com o joelho direito diretamente sobre o gramado sintético do Allianz Parque. O clube optou por comunicar o problema como um “trauma”, mas trata-se, na verdade, de uma lesão no ligamento posterior do joelho. Não houve ruptura, o que evitou a necessidade de cirurgia, mas o impacto causou dor persistente que ainda limita alguns movimentos do jogador.

O tratamento tem sido conservador, com foco na recuperação natural da estrutura lesionada, segundo a comissão técnica do São Paulo. Lucas passa por sessões diárias de fisioterapia, com estratégias que incluem fortalecimento muscular, crioterapia, eletroestimulação e trabalho com exercícios controlados. A ideia é não apenas aliviar a dor, mas garantir que ele esteja 100% recuperado para evitar novas lesões.

Leia mais:

“Ficar fora dos gramados é muito difícil, dá uma angústia enorme. Meu lugar é ali, no campo, lutando com meus companheiros. Mas também sei que os desafios fazem parte da caminhada de todo atleta. Ainda tenho limitações em alguns movimentos, mas estou evoluindo bem. Estou focado na minha recuperação e trabalhando como nunca para voltar mais forte”, escreveu Lucas em uma publicação nas redes sociais.


Na semana passada, o jogador voltou a correr no gramado ao lado de Pablo Maia, que também se recupera de lesão, mas ainda não foi liberado para atividades com bola. A comissão técnica monitora sua evolução, mas as dores em alguns movimentos ainda impedem a reintegração plena ao elenco.

Em entrevista no último dia 10, Lucas afirmou que estimava um retorno em 10 a 15 dias. Com isso, ele já está fora do jogo contra o Botafogo, nesta quarta-feira (16), e tem presença praticamente descartada para o clássico contra o Santos, no domingo (20), no Morumbi.


O São Paulo trabalha agora com a expectativa de contar com Lucas no dia 23 de abril, contra o Libertad, em Assunção, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Mesmo essa possibilidade, no entanto, depende de como o atleta responderá ao fim das dores e à progressão dos treinos físicos.

“Pensamos nos jogadores, não queremos acelerar a evolução, não por necessidade de resultado e correndo risco de perder de novo por lesão. Vamos no tempo normal”, afirmou o auxiliar técnico Maxi Cuberas, após o empate com o Cruzeiro, pela terceira rodada do Brasileirão.


A comissão técnica e o departamento médico do São Paulo têm sido cautelosos com a recuperação do camisa 7. A prioridade é evitar uma recaída e garantir que Lucas possa voltar em plenas condições físicas, especialmente diante do calendário apertado e das exigências físicas da temporada. Até lá, o torcedor do São Paulo segue aguardando o retorno de um dos principais nomes do elenco.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.