Qual o segredo da molecada? Conheça 7 curiosidades da base do Palmeiras
Jovens jogadores formados no Verdão se destacam nas principais competições e conquistam oportunidades na Europa
Futebol|Do R7

Mais uma cria da base do Palmeiras ganha lugar de destaque no coração da torcida alviverde. O garoto da vez é Allan, que fez o gol salvador do Verdão, aos 41 minutos do segundo tempo, contra o Mirassol, na vitória por 3 a 2, no último domingo (23), e que garantiu a classificação dramática para o mata-mata do Paulistão 2025.
O jogador é mais um exemplo do fruto do trabalho do clube com os garotos que dão os primeiros passos no futebol com a camisa do time do Parque Antártica Abaixo, a gente destaca 7 curiosidades do clube para revelar tantos talentos jovens.
Leia mais
Sub-20 perto dos profissionais
Ficar perto da equipe profissional é uma estratégia do clube para a categoria sub-20. Os jogadores dessa categoria costumam treinar na Academia de Futebol, o mesmo centro de treinamento do time principal. O Palmeiras acredita que isso ajuda a transição para o time profissional, porque facilita a troca de informação entre os funcionários, e a garotada fica mais perto dos olhares da comissão técnica de Abel Ferreira. As categorias inferiores treinam em Guarulhos.
Gramado de estádio e “terrão”
No centro de treinamento do clube em Guarulhos, há um campo com o mesmo gramado do estádio do Parque Antártica. Por outro lado, também conta com um “terrão”, onde os garotos podem jogar bola sem o comando de um treinador. A proposta é trazer a rua para o CT, dar vazão à brincadeira e à criatividade.
Cuidado para além do futebol
O Palmeiras cuida da parte física e técnica dos aspirantes a jogador. Além disso, não descuida da saúde mental dos garotos. O clube está ciente da pressão que um jovem sofre ao deixar sua casa, a família e a sua cidade natal para buscar o sonho de virar jogador. Também sabe que nem todos irão seguir carreira profissional nos gramados. Com isso, o Verdão também trabalha a possibilidade do jovem seguir outras profissões.
Torneios internacionais
Enfrentar grandes times não é sonho para ser realizado apenas no time profissional. O Palmeiras tem enviado os garotos para disputarem torneios fora do Brasil contra vários gigantes da Europa nos últimos anos.
Coragem do treinador
Garotos preparados, bem treinados e prontos para subir ao profissional. E agora? Aí entra o dedo do treinador. Em uma entrevista no ano passado, Abel Ferreira destacou o bom trabalho de base no Palmeiras, mas afirmou que também é preciso coragem para apostar nos garotos. “O trabalho feito na base é muito bom, mas depois é preciso subi-los e ter a coragem de apostar neles”, disse.
A base no profissional
Na era Abel Ferreira, 2021 foi o ano com mais atletas da base utilizados no profissional. Pelo menos 27 jovens tiveram ao menos uma chance: Vinicius Silvestre, Garcia, Lucas Sena, Henri, Lucas Freitas, Michel, Naves, Renan, Lucas Esteves, Vanderlan, Victor Luis, Danilo, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Patrick de Paula, Pedro Bicalho, Yago Santos, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Giovani, Kevin, Marcelinho, Newton, Rafael Elias, Vitinho e Wesley.
Ganhando o mundo
Não só no time principal do Palmeiras que estrelas da base fazem sucesso. Muitos já estão alçando voos em gramados europeus e na Seleção Brasileira. Endrick está no Real Madrid e tem sido uma aposta para ser titular com a nossa camisa amarela. Luis Guilherme foi para o West Ham, na Inglaterra, em uma transação total de 30 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões), uma das maiores da história do Verdão. E Estevão já está com as malas prontas para desembarcar no Chelsea.