Provável adversário do Palmeiras, Monterrey tem time renomado
Campeão da Concachampions pela quinta vez, os Rayados são os favoritos no confronto contra o Al-Ahly nas quartas de final
Futebol|Enrico Malizia*, do R7
Tricampeão da Libertadores, o Palmeiras vai disputar o Mundial Interclubes da Fifa pelo segundo ano consecutivo e, novamente, tem grande chance de encarar um time mexicano na semifinal. Em 2021, o adversário poderá ser o Monterrey, clube detentor de cinco conquistas da Concacaf, conhecida também como Concachampions.
Campeão continental, os Rayados precisarão passar pelo Al-Ahly para poder enfrentar o Palmeiras nas semifinais do torneio. O clube egípcio foi responsável por deixar o Palmeiras na quarta colocação do Mundial de 2020, vencendo o Verdão na disputa por pênaltis, após empate em 0 a 0 durante o tempo regulamentar. A equipe mexicana é favorita para o confronto contra o Al-Ahly, mas não será fácil.
Elenco forte e experiente
O Monterrey tem como seu maior destaque o centroavante que nasceu argentino mas agora defende a seleção mexicana: Rogelio Funes Mori. O camisa número 7 está no clube mexicano desde 2015 e já anotou 131 gols e 34 assistências em 263 partidas atuando pelos Rayados.
Curiosamente, há pouco tempo o Palmeiras enxergava a necessidade de ter um centroavante de ofício no elenco, e a torcida alviverde chegou a sugerir o nome de Funes Mori como a solução para os problemas do ataque do Verdão. O mexicano, no entanto, não veio, e agora poderá ser mais um adversário do time paulista no Mundial.
Além do centroavante com faro de gol, o treinador do time, com muita cancha, será motivo de preocupação para o Palmeiras. Javier Aguirre, técnico do Monterrey, tem muita experiência e já comandou a seleção do México em duas Copas do Mundo: em 2002, quando os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final da competição, e em 2010, em que também caiu nas oitavas.
Jogadores de Copa do Mundo
A equipe conta ainda com experientes jogadores que também já disputaram Copas do Mundo.
O zagueiro mexicano Héctor Moreno, de 33 anos, com duas Copas no currículo (2010 e 2014) e uma longa carreira na Europa, em que passou por clubes como PSV e Roma, assinou com os Rayados em 2021 e participou da campanha do título da Concachampions. O defensor, com muita força física e rodagem no Velho Continente, poderá atrapalhar os planos do ataque palmeirense.
Outro jogador estrelado da equipe mexicana, e que também chegou no ano de 2021, é o costarriquenho Joel Campbell, sensação na Copa do Mundo de 2014. Campbell, após a Copa, rodou a Europa e esteve em clubes como Sporting, Villareal, Arsenal e Real Bétis.
A melhor campanha do Monterrey em mundiais Fifa ocorreu em 2019, quando os Rayados terminaram a competição na terceira colocação. Na ocasião, a equipe mexicana venceu o Al-Sadd nas quartas de final por 3 a 2, e foi derrotada pelo Liverpool nas semifinais por 2 a 1, fazendo uma grande partida contra os ingleses, que venceram com gol de Firmino já nos acréscimos do segundo tempo. Na disputa de terceiro colocado, o Monterrey empatou com o Al-Hilal por 2 a 2 e venceu a disputa de pênaltis.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pietro Otsuka
De Maradona a Ronaldinho: veja craques que foram à falência