Portuguesa perde do Penapolense em casa e vira o lanterna da Série A2 do Paulista
Futebol|Do R7
Em meio a uma crise financeira e administrativa que parece não ter fim, a Portuguesa voltou a decepcionar neste domingo, na Série A2 do Campeonato Paulista. Jogando em casa, no Canindé, a Lusa perdeu para o Penapolense por 3 a 2 e caiu para a lanterna da competição, com apenas cinco pontos.
O resultado deixou a Portuguesa com a mesma pontuação do São Bernardo, mas fica em último lugar pelo saldo de gols: -7 a -4. Os dois últimos, entre os 16 times participantes, vão ser rebaixados para a Série A3. Esta foi a nona rodada e, agora, portanto, faltam apenas seis jogos para o término da primeira fase.
Esta semana foi tensa no Canindé com o pedido de demissão do técnico Luis Carlos Martins, conhecido como um dos "Rei do Acesso". O substituto é Paulo Roberto Santos, ex-São Bento, Mas que só viu este jogo das tribunas. O time foi comandado por Alan Dotti.
Paulo Roberto vai ter que ajeitar bem a Lusa para, pelo menos, evitar outro vexame: o rebaixamento à Série A2. Em termos nacionais, o time não disputa mais nenhuma competição. O novo técnico vai estrear na décima rodada, quando a Portuguesa vai tentar a primeira vitória na temporada fora de casa diante do Taubaté. Até agora foram cinco empates e quatro derrotas.
Em campo, a Portuguesa foi envolvida com facilidade pelo Penapolense, que era o lanterna com quatro pontos e sem vencer. O Penapolense chegou ao gol aos 33 minutos. Douglas foi acionado pelo lado direito e cruzou para a área. O zagueiro Lucas Bahia mergulhou para afastar de cabeça, mas falhou. Ricardinho dominou e chutou rápido para marcar.
Antes do intervalo, o Penapolense conseguiu ampliar o placar com jogada veloz pelo lado esquerdo. Rafael Sayão carregou a bola e tocou para Franklin, que invadiu a área e chutou firme para marcar aos 48 minutos.
No segundo tempo, o time visitante chegou ao terceiro gol. João Lucas ficou com sobra na meia-lua e arriscou dali mesmo para marcar aos 23 minutos. Depois disso, a Lusa foi para o tudo ou nada e fez dois gols. Aos 33, a Portuguesa diminuiu com Fernandinho, que aproveitou rebote de escanteio e chutou de primeira. Cinco minutos depois, Fernandinho cobrou pênalti e fez o segundo gol.