Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisador descobre imagens da Copa Rio de 1951 conquistada pelo Palmeiras

Futebol|

O pesquisador de futebol Vitorio Girardo descobriu imagens da Copa Rio de 1951, considerado o Mundial daquele ano, conquistada pelo Palmeiras. As imagens pertencem ao site italiano Arquivio Luce (ArchivioLuce.com), foram exibidas no programa Cartão Verde, da TV Cultura, e estão sendo compartilhadas pelos torcedores nas redes sociais.

O site apresenta imagens históricas da Itália desde 1920, entre elas os jogos da Juventus, adversária do Palmeiras no torneio. O vídeo de 15 minutos retrata o jogo de 24 de julho de 1951, com imagens do jogo e da entrega da taça.

A Copa Rio foi um torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) como uma tentativa de resgatar o interesse e a paixão dos brasileiros pelo futebol depois do desastre da Copa do Mundo de 1950, quando o Brasil foi derrotado em casa pelo Uruguai de Gigghia. Era um remédio para a dor do "Maracanazzo".

Com o apoio da Fifa, o torneio contou com a participação do Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting Lisboa (Portugal) e Vasco, além do Palmeiras. O estádio do Maracanã, palco da final no Rio de Janeiro, recebeu 150 mil pessoas.

Publicidade

Depois de ter vencido a Juventus por 1 a 0 no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em um jogo à noite, uma novidade para os europeus, o Palmeiras empatou por 2 a 2 na decisão. Com o resultado, o time se sagrou campeão da Copa Rio.

A conquista é polêmica. O reconhecimento do título pela Fifa percorre idas e vindas nas últimas décadas. Em outubro, a entidade chancelou só os títulos a partir de 1960. Os palmeirenses, por sua vez, rebatem e afirmam que o Palmeiras é o campeão do mundo de 1951. A conquista está representada por uma estrela vermelha no uniforme do time.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.